Revista da Papelaria

Início » Notícias / Mercado » Abigraf-SP firma acordo com fornecedores de papel

11/04/2012

   

Abigraf-SP firma acordo com fornecedores de papel

Empresários gráficos do setor de embalagens se reúnem com dirigentes da Kablin e da Suzano para firmar data-base e indicador para reajuste de insumos

Preocupados com o recente aumento no preço de papel-cartão, o Grupo Empresarial de Embalagem (GE-EMBA) da Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional São Paulo (Abigraf-SP) conseguiu o compromisso dos principais fornecedores do setor para que um índice e uma data-base sejam criados com o objetivo de que novos reajustes não peguem os gráficos de surpresa. O acordo não impedirá, entretanto, que reajustes rotineiros, decorrentes de variações nos preços internacionais da matéria-prima e na taxa de câmbio, sejam adotados.
A movimentação do setor começou no dia 29 de fevereiro, quando o GE-EMBA se reuniu na sede da Abigraf-SP para discutir o aumento nos preços do papel-cartão. Com a participação de mais de 30 empresários gráficos da área, foram analisadas e discutidas sugestões de todos os envolvidos para que fosse encontrada uma solução para o entrave.
O encontro permitiu que cada representante participasse e contribuísse com ideias e sugestões. Dentre as propostas, ficou clara a importância de se manterem unidos e se aproximarem dos fornecedores, pois, de acordo com nota divulgada pela Abigraf-SP, agindo como parceiros, gráficos e papeleiros podem caminhar juntos, rumo ao desenvolvimento da indústria.
Em consenso, o grupo propôs uma agenda de reuniões com os dirigentes da Suzano e da Klabin. Os encontros aconteceram na primeira semana de março, e tiveram como resultado a criação de um cronograma para futuros aumentos. O objetivo é permitir que os gráficos se organizem e embutam em seus contratos a previsão de novos custos. 
Outra reunião entre gráficos e papeleiros deve acontecer nos próximos dias, para que seja definida a data-base e o estabelecimento de um índice para os reajustes dos próximos anos. Os papeleiros se comprometeram a participar ativamente de encontros futuros com os gráficos.

 

< Anterior | Próxima >