Revista da Papelaria

Início » Notícias / Mercado » 50 anos de sucesso de uma grande família

27/03/2018

   

50 anos de sucesso de uma grande família

Pequena loja de livros usados tornou-se terceira maior rede de livrarias e papelarias do Brasil

Fundada em 1967, a Livraria Leitura começou sua trajetória como uma pequena loja de livros usados na Galeria do Ouvidor, em Belo Horizonte. Empresa familiar, a Leitura cresceu a partir da união de pessoas com pensamentos únicos e diversificados e uma estratégia de negócio em comum, o que a permitiu chegar à posição atual de terceira maior rede do mercado. O próprio Marcus Teles, presidente da Livraria Leitura, explica a essência de tal desempenho. “A Leitura é uma empresa familiar, e a nossa família é grande. Somos 15 irmãos e 35 sobrinhos. Tínhamos um modo diferente de visão de crescimento. Desde o início, a gente convidava os nossos gerentes mais talentosos para virarem sócios. Essas pessoas que ficavam com a gente nos ajudaram muito e estão com a gente há muitos anos. Hoje, a Leitura tem 67 lojas e a maior parte tem um sócio-gerente à frente. Não só valorizamos os funcionários como retemos os mais talentosos”.


Além de bons funcionários, a Leitura sempre buscou ter muito planejamento. A equipe sempre teve em mente que antecedência e capital próprio devem andar juntos quando se tem o objetivo de abrir ou expandir o seu negócio. “O mais importante é tentar melhorar sempre os seus negócios e crescer com o capital próprio. Ver o que os outros estão fazendo e melhorar sem fazer dívidas. Na Livraria Leitura, sempre pegamos muito pouco financiamento; sempre investimos mais de 90% com capital próprio”, dá a dica.


Para aqueles que pretendem seguir esse conselho, mas não sabem por onde começar, Marcus completa: “é preciso ter um plano claro do que quer fazer e investir nisso; estar sempre juntando um capital; tentar ter um estoque que gire rápido; planejar o que vai fazer com antecedência; ter metas claras e bem definidas. Na Leitura, fazemos tudo um ano antes de abrir cada loja. Nossas lojas são escolhidas, planejadas e assinamos todos os documentos com, normalmente, um ano de antecedência”.


Treinamento e mix

Para atrair novos clientes e fidelizar os antigos, a empresa busca sempre oferecer novidades e um bom atendimento ao público. Em entrevista à Revista da Papelaria, Marcus Teles contou o que ele implementa em sua empresa. “O primeiro passo é ter uma equipe satisfeita e motivada. O treinamento tem que ser contínuo, pois, se você atende bem o cliente, a tendência é ele voltar, o que aumenta o número de clientes a cada dia. Além disso, é importante ter uma variedade muito grande de produtos. A Leitura chega a ter, em uma mesma loja, 500 modelos de caderno – entre capa e páginas com encadernações variadas – e 300 modelos de mochila, por exemplo. Nossos produtos vão dos mais baratos aos de alta qualidade, o que faz com que os nossos clientes sempre tenham muitas opções”.


Para quem acha que ser a terceira maior rede de livrarias e papelarias do Brasil é o suficiente, Eduardo Batista mostra que eles não se contentam com isso e pretendem fazer muito mais. A expectativa da rede é crescer mais de 3% até o primeiro semestre de 2018. “Hoje, as nossas lojas são centros de cultura e entretenimento. As megastores oferecem uma enorme variedade de produtos, chegando a  100 mil itens  entre livros, revistas, filmes, músicas, games, informática, papelaria, jogos e presentes.  Além de tudo isso, contamos com  espaços de entretenimento como cafés, ambientes para leitura, sessões de autógrafos e eventos culturais, se tornando ponto de encontro para um público altamente qualificado”, explica Eduardo Batista, gerente de marketing da Leitura.


Questionado sobre o segredo do sucesso dos 50 anos da empresa, Marcus é contundente. “Essa conquista só é possível com uma equipe competente. O time da Leitura é formado por uma equipe treinada e motivada para atender às necessidades dos clientes. Os nossos colaboradores vestem a camisa da Leitura e vibram com cada meta conquistada”, enaltece.

 

< Anterior | Próxima >