Revista da Papelaria


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18/07/2018

   

O dia dele se aproxima

Dicas para tornar perfeita a experiência de compra de quem vai presentear no Dia dos Pais

O Dia dos Pais está chegando e, se você está antenado com o que as datas comemorativas representam para o setor, sabe que é bom a sua loja estar preparada para receber os consumidores mais cuidadosos na busca pelo presente do grande herói da vida deles. Apesar desse dia especial não apresentar um número tão grande de vendas quanto o Dia das Mães, a Revista da Papelaria aposta que um cuidado a mais na data será recompensador. Ádila Berretella, que atua há 19 anos à frente da Top People, empresa dedicada ao assessoramento de trade marketing, deu dicas preciosas para os nossos leitores atraírem ainda mais clientes.


A primeira ideia que deve se ter em mente é o que os consumidores procuram. Partindo desse ponto, Ádila explicou que as papelarias podem aquecer as vendas por meio de dois tipos de produto: papel de presente e gifts personalizados. Segundo a idealizadora da Top People, muitos consumidores buscam papéis de presentes bonitos e diferentes, portanto, mesmo que o presente escolhido não saia da sua papelaria, você pode fechar uma compra de embalagem. Quanto aos gifts, a empresária destacou os que mais costumam sair na época: “canetas, livros, porta-retratos, canecas...”, aponta.


Entretanto, Ádila alerta os lojistas sobre a atenção com os clientes que vão dispostos a comprar apenas o presente e se decepcionam ao terem que repensar o orçamento para incluir uma embalagem de presente. “É importante que a loja tenha a opção de vender uma embalagem à parte, algo mais bonito, porque vai agregar rentabilidade, mas não pode esquecer daquele consumidor que vai comprar o presente na papelaria e que não tem recursos ara comprar um papel de presente também. Às vezes o consumidor tem o dinheiro contado, então fica irritado ao ter que gastar com uma embalagem à parte”, ressalta. A solução que a empresária propõe é oferecer uma embalagem bonita da própria loja, de forma que não obrigue os consumidores a incluírem o papel de presente no orçamento.


Outro ponto a levar em conta é que consumidores têm expectativas e estar preparado para supri-las pode te deixar um passo à frente dos concorrentes. Ádila Berretella deixou claro que os clientes querem tudo, mas há algumas alternativas possíveis para você oferecer um plus em sua loja no Dia dos Pais. Segundo a diretora da Top People, a primeira coisa que os compradores buscam são preços baixos, mas que os esforços para conseguir realizar promoções não será tão eficaz sem algumas outras ações, como uma boa exposição dos produtos da loja.


Ainda de acordo com ela, a primeira coisa que atrai é uma loja bem arrumada e com produtos bem alocados. De nada adianta ter promoções maravilhosas se os clientes não gostarem do aspecto da loja ou se eles não encontrarem os produtos que desejam. Portanto, esteja atento à arrumação de sua vitrine e ao interior da loja e, claro, não deixe de promover quedas de preços, pois esse é o maior chamariz de compradores.


Outra dica importante é investir em campanhas. Uma loja divulgada é uma loja vista. Quanto mais pessoas souberem dos produtos que você oferece, as ações promocionais que você está realizando e os diferenciais que você promete na compra, mais chances a sua loja tem de conquistar e até de fidelizar clientes. Aproveite as redes sociais para divulgar seus produtos e serviços e também para escutar o que os seus clientes esperam encontrar. Essa troca também será valiosa para perceber os saldos positivos e negativos que a sua empresa tirou do Dia dos Pais, e isso será importante para melhorar os pontos ruins e aprimorar os bons na próxima data comemorativa.


Como hoje os pais também cozinham, também cuidam da beleza e têm outros hobbies que antes eram considerados apenas de mulheres, é possível soltar a criatividade e se aventurar em produtos bem personalizados e divertidos. Além de opções inovadoras, é necessário também ter opções dentro do clichê, com os temas pai herói, pai coruja e outros tradicionais para a data. Ádila Berretella já adiantou que está vendo consumidores mais dispostos a gastarem este ano, portanto, siga todas as dicas elencadas aqui para não perder nenhuma oportunidade de venda.

 

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