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31/07/2018

   

Facebook: a porta de entrada

Com mais de 2 bilhões de usuários ativos no mundo, o Facebook é a maior rede social do nosso planeta.

Não tem mistério nenhum. A primeira coisa é ter um perfil. Isso mesmo. Alguém tem que ser o responsável pela sua página. Você pode até deixar seu perfil sem fotos pessoais e nem adicionar nenhum amigo na sua rede, mas é preciso ter um perfil, que pode ser criado em menos de 5 minutos. Bastam nome, e-mail  e senha. Assim bem simples. Para a foto pedida para o perfil, você pode colocar até a de uma paisagem ou do seu cachorro, que não será recusada.


l, vamos para a página da empresa. Primeiro, tenha em seu computador a logomarca da sua empresa e uma foto da fachada ou da parte interna. Pronto, vamos começar.  Basta clicar no canto superior direito, onde há uma setinha para baixo, que aparecerá  “Criar Página”. Logo depois, é só clicar em “Negócio ou Marca”. Na foto do perfil será usada a imagem com a logomarca; na foto de capa aconselho a usar a imagem da sua fachada, pois fica mais fácil para os clientes que já frequentam sua loja identificarem-na no Facebook.


Para facilitar muito as suas postagens, baixe o aplicativo no seu smartphone. O nome é “Gerenciador de Páginas”. Por meio dele, você poderá postar imagens de produtos TEXTO: ROMULO PAIS e até vídeos do interior da loja ou vídeos explicativos de produtos novos.  Seguir outras páginas de fabricantes e importadores dos produtos que você comercializa também ajudará muito, porque a maioria deles tem departamentos de marketing que fazem muitos vídeos e lindas fotos. Assim, com um simples clique, você pode compartilhar todas essas informações na sua própria página. Só não se esqueça de marcar de onde você está copiando, para dar mais credibilidade e visibilidade.


E agora? Como obter mais curtidas  na minha página? Quando alguém curte a sua página, tudo o que você posta  aparecerá para essa pessoa. Então,  temos que mostrar para os seguidores o que eles vieram procurar. Devemos evitar comentários políticos, religiosos e pessoais. Sua página  pode ter mais de 10 mil seguidores, mas ninguém quer saber se você foi passear com o seu cachorro na praia. Não podemos confundir as coisas. Da mesma maneira que eles começaram a seguir a sua página, eles poderão deixar de segui-la. Portanto, mantenha o foco nas novidades e nos produtos que estão em alta, para o seu perfil estar sempre atualizado e para que os seus seguidores venham até ele para encontrar o que procuram.


Se depois de um tempo o seu perfil parar de ter curtidas, mesmo que você já tenha feito tudo o que foi recomendado, pode estar na hora de investir um valor para sua página ficar mais conhecida. São as chamadas publicações pagas. Na lateral esquerda, tem um botão chamado  “Promover”.  Nele, existem várias opções, desde impulsionar uma única foto até gerar mais curtidas para a sua página. A grande vantagem dessa ferramenta  é que você pode escolher para quem  mostrar sua propaganda, diferentemente de anunciar em jornal, onde a propaganda aparecerá para todos assinantes, independentemente de sexo, idade e área geográfica. No Facebook, você pode ter o  controle de  tudo isso e ainda limitar o valor diário a ser gasto. O retorno é imediato. Prepare-se para responder a várias perguntas dos futuros clientes e lembre-se de ser rápido e gentil nas respostas, para que eles divulguem sua marca para os amigos.


Na próxima edição, falaremos do Instagram, que é tão importante quanto o Facebook. Essa outra rede social cresce mais entre os jovens e tem como característica a apresentação de fotos na sua tela principal.


Texto: Romulo Pais

 

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