Revista da Papelaria

Início » Notícias / Negócios » Retrospectiva 2018: já é possível ver além

21/12/2018

   

Retrospectiva 2018: já é possível ver além

Mix variado e presença digital ditam o rumo em 2019

Após um longo e turbulento cenário político-econômico no país, a subida tanto do Índice de Confiança do Comércio quanto do Consumidor, em novembro, medidos pela FGV (Fundação Getúlio Vargas ) corroboram as observações de diferentes empresários e representantes do mercado com quem a Revista da Papelaria conversou para traçar esta retrospectiva: é possível falar em superação, e as perspectivas para 2019 são positivas. Entre os principais destaques, a diversificação do mix de produtos é um caminho sem volta para as papelarias, além da intensificação da presença digital das marcas e das lojas, a ampliação da prestação de serviços e a facilidade do e-commerce serem bons investimentos.
2018 foi um ano de celebrações para grandes players como a Tilibra, que chegou ao 90º aniversário. Para Sidnei Bergamaschi, presidente da empresa, apesar da comemoração, também foram sentidos os impactos do momento político e econômico do país. “As mudanças marcaram o ano do nosso 90º aniversário, mas as perspectivas são ótimas. Alcançamos crescimento, apesar da crise”, comenta. Diante dos desafios, ele aponta como principal conquista de 2018 a resistência. “As papelarias são o principal canal de acesso dos consumidores aos nossos produtos, e o ano foi difícil para os clientes. Mas conseguimos resistir e superar os aumentos de custo, o baixo nível de confiança do mercado e a restrição de orçamento das famílias e dos consumidores em geral. Foi uma vitória”, observa.


Esse texto não acaba aqui! Você pode conferir o texto na íntegra na edição 253 da Revista da Papelaria.

 

< Anterior | Próxima >