Revista da Papelaria

Início » Notícias / Mercado » Negócios e sustentabilidade

07/05/2012

   

Negócios e sustentabilidade

Pesquisa do Sebrae mostra que empresários aliam crescimento à preservação do meio ambiente

Uma sondagem* realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostra que os proprietários de micro e pequenas empresas (MPE) no Brasil estão atentos a ações ligadas à preservação do meio ambiente, sendo que, para 46% dos entrevistados, a questão ambiental representa oportunidade de ganhos.
Por outro lado, 54% deles afirmam que as chances de lucros relacionadas ao tema ainda não estão bem evidenciadas. Para o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, o levantamento demonstra que um dos desafios é fazer com que uma quantidade cada vez maior de micro e pequenas empresas passe a incorporar o conceito de sustentabilidade à gestão dos seus negócios. “Lucro e sustentabilidade não são contraditórios. Ao mesmo tempo que economizar água e energia ajuda o planeta, também reduz os custos da empresa, melhora a sua imagem e atrai mais clientes”, destaca.
A maioria dos entrevistados entende que a sustentabilidade está fortemente associada a questões ambientais (87%), sociais (82%) e econômicas (82%), e não apenas a um ou dois desses pontos. O percentual de empreendedores que demonstra ter consciência de que as empresas que adotam medidas de preservação ambiental podem atrair mais clientes foi de 79%. Do total de entrevistados, apenas 13% consideram que ações para preservar o meio ambiente não estão relacionadas ao aumento da clientela.


Rio+20
Com o intuito de sensibilizar o público sobre as oportunidades dos chamados negócios verdes, e para orientar os empreendedores na adoção dessas práticas, o Sebrae estará presente na Rio+20, conferência da Organização das Nações Unidas (ONU), que tratará do desenvolvimento e da sustentabilidade, de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro.
No dia 14 de junho, a instituição participará do ciclo de debates promovido pelo Ministério do Meio Ambiente. Já no dia 21, integrará evento com especialistas nacionais e internacionais para debater a relação dos pequenos negócios com o desenvolvimento sustentável. Palestras e oficinas para mostrar ao empresário como atender às exigências do mercado quanto à adoção de práticas sustentáveis também serão produzidas.


 *Sondagem
Os 3.912 questionários da sondagem do Sebrae foram aplicados em 2012 nos setores de comércio e serviços (50%), indústria e construção civil (46%) e agronegócios (4%). O objetivo foi avaliar o nível de percepção dos empreendedores sobre os temas da sustentabilidade.



 

 

< Anterior | Próxima >