Revista da Papelaria

Início » Notícias / Mercado » Panorama livreiro

15/05/2012

   

Panorama livreiro

Resultado divulgado hoje revela que o índice de crescimento das livrarias em 2011 ficou abaixo da inflação

A Associação Nacional de Livrarias (ANL) realizou, em março e abril deste ano, o Levantamento Anual do Segmento de Livrarias junto a suas associadas, para identificar o comportamento do setor livreiro em 2011. O índice médio para o ano passado, comparado ao de 2010, foi de 5,26%, número abaixo da inflação brasileira, que nesse mesmo período foi de 6,5%. Segundo a ANL, embora o segmento livreiro demonstre um crescimento, o aumento inferior à inflação demonstra a real queda no preço final do livro.
Outra evidência constatada na pesquisa foi a de que, para cerca 70% dos pesquisados, a venda de livros representa 56,25% de todo o faturamento da livraria. “Nos últimos cinco anos temos presenciado o fechamento das tradicionais livrarias de bairro. Tendo o livro como seu principal produto - muitas vezes responsável por 80% a 90% do faturamento -, esses negócios não têm conseguido acompanhar a concorrência predatória”, analisa Ednilson Xavier, presidente da ANL.
Os resultados foram apresentados hoje e podem ser conferidos na íntegra. Na ocasião, a associação ainda lançou oficialmente sua  22ª Convenção Nacional de Livrarias, que acontecerá de 6 a 8 de agosto de 2012, em São Paulo, SP.

 

< Anterior | Próxima >