Revista da Papelaria

Início » Notícias / Mercado » Queda de juros é marco na história do país

31/05/2012

   

Queda de juros é marco na história do país

CNDL afirma que a taxa Selic é a menor em todo o período pós-ditadura

A CNDL – Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas – declarou que a nova redução da taxa básica de juros, Selic, realizada pelo Copom – Comitê de Política Monetária – do Banco Central, é um marco na história do Brasil pós-ditadura. Pela primeira vez, desde 1986, o país alcança uma taxa de juros real mais compatível com a de países com economias maduras, por volta de 2,8% ao ano.
Esta foi a sétima baixa consecutiva na Selic desde agosto de 2011. A avaliação da CNDL é de que a redução dos juros foi a manobra certa para encarar o atual cenário político mundial, que apresenta crise na zona do euro, o risco de um novo período de desconfiança nos mercados e baixo crescimento global.
Roque Pellizzaro Junior, presidente da confederação, acredita que a diminuição dos juros real está sendo alcançada de maneira correta, no momento que a inflação está sobre controle. “O cenário econômico de 2012, ainda que seja de baixo crescimento, é um pouco melhor do que vivemos no primeiro semestre do ano passado, quando o país cresceu pouco e ainda conviveu com juros altos e inflação galopante”, diz.

 

< Anterior | Próxima >