Revista da Papelaria

Início » Notícias / Tecnologia » Retratos da leitura no Brasil

18/06/2012

   

Retratos da leitura no Brasil

Em sua 3ª edição, pesquisa mais completa sobre o comportamento do leitor brasileiro traz dados inéditos sobre a utilização do livro digital no país

Em sua 3ª edição, a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil” traz dados atuais sobre o comportamento e preferências do leitor brasileiro. Promovida pelo Instituto Pró-Livro e realizada pelo IBOPE Inteligência, o estudo apresenta uma novidade: o perfil dos adeptos ao livro digital no país.
A pesquisa aponta que a penetração da leitura de e-books representa 5% dos entrevistados, o equivalente a 9,5 milhões de pessoas. Desse percentual, a maioria tem idade entre 18 e 24 anos, é do sexo feminino e já cursou ensino superior. Quando divididos por classes sociais, a “A” aparece como maior consumidora, com 21%, seguida da “B” com 11% e, por fim, a “C” com apenas 4%. A região Centro-Oeste apresenta a maior concentração de usuários de livros digitais, com 9%, seguida da Sudeste com 6%.
Quando o assunto é a concorrência entre o impresso e o digital, o estudo revela que 52% dos entrevistados acreditam que o formato eletrônico nunca irá exterminar o clássico livro de papel, e que ambos irão conviver igualmente. Já 17% apostam que os impressos irão continuar, porém em apenas pequenas edições, enquanto 7% afirmam que algum dia os livros impressos deixarão de ser publicados. Por fim, outros 7% opinam dizendo que os digitais serão sempre voltados para um público específico, alcançando poucos interessados.

 

< Anterior | Próxima >