Revista da Papelaria

Início » Notícias / Varejo » Atitude empreendedora

04/07/2012

   

Atitude empreendedora

A Palimontes evoluiu de um pequeno varejo para uma rede que emprega mais de 300 funcionários no estado de Minas Gerais. A edição de Julho traz a história do empreendedor José Laércio Rodrigues

O primeiro emprego de José Laércio Rodrigues Ribeiro foi como balconista na papelaria Baroso, na cidade de Montes Claros, Minas Gerais. Após nove anos exercendo a profissão, Laécio decidiu que era hora de iniciar seu próprio negócio e, em 1971, ele abriu a Papelaria Montes Claros.
No inicio o estabelecimento era pequeno, funcionando em uma loja com apenas 48m². O papeleiro apostou na diversidade do mix para conquistar o mercado, estratégia que deu muito certo. “O negócio já começou com um bom faturamento. A cidade estava carente de uma papelaria mais completa, como eu implementei”, explica.
Os anos se passaram e a Montes Claros cresceu tanto que, na década de 90, Laécio resolveu investir no ramo atacadista. Para alcançar o sucesso nesta nova empreitada, o empresário apostou em um novo nome e transformou sua loja na rede Palimontes. “Queríamos alcançar objetivos maiores, então resolvemos mudar. O novo nome agrega mais valor para a loja, enquanto uma papelaria remete apenas ao comércio varejista”, explica.
Hoje, a Palimontes atua também como distribuidora, tendo seu principal público no nordeste do país. Para atender a demanda, Laécio implementou um centro de logística em Vitória da Conquista, na Bahia. Atualmente, rede emprega aproximadamente 350 funcionários em suas 10 filiais, além de funcionar também como distribuidora.
Há 50 anos no mercado papeleiro, Laécio aposta sempre em um mix muito diversificado para atender seus clientes e não abre mão de se manter sempre atento às tendências e novidades. “Quando aparece algo novo, nós corremos atrás. Estamos preparados para acompanhar e nos adaptar às evoluções”, completa.

 

< Anterior | Próxima >