Revista da Papelaria

Início » Notícias / Mercado » Pagamentos em dia

25/07/2012

   

Pagamentos em dia

Pesquisa do Serasa Experian aponta aumento na pontualidade dos pagamentos das micro e pequenas empresas

A pontualidade nos pagamentos das micro e pequenas empresas voltou a subir em junho de 2012. Segundo pesquisa do Serasa Experian, o índice havia sofrido uma leve queda de 0,1% no em maio, mas se recuperou e fechou o mês passado com 95,5%. Pode-se dizer que a cada 1 mil pagamentos efetuados, 955 foram quitados à vista ou com atraso de, no máximo, sete dias.
Em comparação com o mês de maio, todos os setores do mercado apresentaram aumento na pontualidade de seus pagamentos. O comércio fechou junho com 96,0%, contra 95,7% do mês anterior e a indústria registrou 94,8%, um crescimento de 0,2% em relação a maio. Já as empresas de serviço foram as que apresentaram a maior recuperação, com a elevação de 0,5% no índice.
De acordo com os economistas do Serasa Experian, as sucessivas reduções das taxas de juros promovidas pelo governo, tem sido um fator importante para a queda desse índice. Com a redução do custo financeiro das micro e pequenas empresas, se tornou possível melhorar os níveis de pontualidade nos pagamentos. Ainda segundo os especialistas, esses números indicam um cenário mais favorável para a evolução da inadimplência corporativa ao deste ano.

 

< Anterior | Próxima >