Revista da Papelaria

Início » Notícias / Mercado » Demanda das empresas por crédito sobe em novembro

17/12/2012

   

Demanda das empresas por crédito sobe em novembro

Empresas de pequeno porte lideram o crescimento do mês. Comparando com 2011, porém, a procura por crédito tem diminuído entre as companhias

O indicador Serasa Experian apontou aumento de 3,3% na procura das empresas por crédito em novembro deste ano, em relação a outubro. As micro e pequenas empresas foram as que mais aumentaram sua demanda em relação ao mês anterior, com alta de 3,5%. Já as companhias médias aumentaram seus pedidos por crédito em 0,2%. Enquanto a demanda por crédito das empresas grandes aumentou 1,5% em relação ao mês anterior.
O setor de comércio foi o que teve a menor taxa de crescimento, com elevação de 1,8%. As empresas industriais tiveram alta de 2,3% na demanda por créditos, e o setor de serviços, aumentou em 5%.
Porém, se comparada com o mesmo mês de 2011 ou no acumulado dos anos (janeiro a novembro), a demanda por crédito, em geral, diminuiu 9,9% em relação a novembro do ano passado, e 4,5%, se forem considerados os meses de janeiro a novembro dos dois anos. No acumulado de 2012, as empresas comerciais foram as que tiveram maior queda, com recuo de 6%, em relação ao mesmo período de 2011.
O estudo destaca que a alta verificada em novembro foi uma recuperação parcial da queda ocorrida nos dois meses anteriores. Para haver uma real recuperação, é importante que os resultados positivos permaneçam nos próximos meses, principalmente no início de 2013, já que dezembro é tradicionalmente um mês fraco em termos de demanda das empresas por crédito.

 

< Anterior | Próxima >