Revista da Papelaria

Início » Notícias / Mercado » Empresas demandam menos crédito em 2012

23/01/2013

   

Empresas demandam menos crédito em 2012

A queda na quantidade de companhias procurando crédito no ano passado foi a maior desde 2009

O Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito aponta que, no ano passado, a quantidade de empresas buscando crédito caiu 5,2%. Este é o primeiro resultado negativo desde 2009, ano em que o recuo chegou a 4,4% devido à crise financeira internacional.
O que determinou o recuo foi a queda de 6,2% nas micro e pequenas empresas no acumulado do ano. As companhias de grande porte tiveram crescimento de 14,6%, considerando que a instabilidade no exterior fez aumentar a busca por crédito em fontes domésticas. Enquanto as médias expandiram sua demanda em 11,6%.
Considerando a análise dividida por setor econômico, a queda foi geral. Mesmo beneficiado com uma série de incentivos fiscais governamentais, o setor industrial apresentou queda de 5,3%, e o comércio teve a maior retração, de 6,7%. Menos suscetível a turbulências externas, o setor de serviços teve o menor recuo: 3,5% em relação a 2011.
O indicador também avaliou as regiões do país, e todas apresentaram índices negativos. O Sudeste mostra o pior resultado, com queda de 6,1%. As regiões menos desenvolvidas tiveram as menores quedas: 4,1% no Nordeste e 3,2% no Norte.

 

< Anterior | Próxima >