Revista da Papelaria

Início » Notícias / Mercado » Sustentabilidade agregando valor aos negócios

11/08/2013

   

Sustentabilidade agregando valor aos negócios

A distribuidora de informática Inforshop tornou-se a primeira empresa do ramo a ser certificada na Cadeia de Custódia da FSC.

O aquecimento global e os problemas ambientais que ele carrega já são uma realidade. Possivelmente, esse será
o grande mal a ser enfrentado pelas próximas gerações. A boa notícia é que as empresas começam a demonstrar uma mudança de mentalidade em relação à causa. Os benefícios não se limitam ao consumidor. Um bom exemplo vem da Inforshop, distribuidora de suprimentos de material de escritórios. No início do ano, após contratar uma consultoria em certificação, a empresa teve duas de suas unidades agraciadas com o selo FSC (Forest Stewardship Council), que significa Conselho de Manejo Florestal. O FSC é uma organização independente, não governamental e sem fins lucrativos, criada para promover o manejo florestal responsável ao redor do mundo. A distribuidora é a primeira do ramo com essa certificação. O gerente de marketing da Inforshop, João Gabassi, se orgulha da conquista: “O selo é uma vitória, estamos certificados em Cadeia de Custódia, e somos os únicos distribuidores de material de escritório do mercado com tal certificação”. Para ser aprovada pelo FSC, a empresa precisou fazer adaptações. Todo o material proveniente da floresta foi separado e certificado. Os produtos receberam outra codificação e têm um lugar especial no estoque. Além disso, os funcionários receberam treinamento para comprar, separar, vender, armazenar e entregar somente material certificado. A distribuidora também conta, desde 2004, com o selo ISO 9001. Para manter o padrão que possibilitou a Inforshop alcançar os méritos é preciso capacitar a equipe continuamente. “Criamos um programa de integração e sempre que entra um funcionário novo ele é treinado, tanto em FSC quanto em ISO. Fazemos sempre auditorias internas. Também, bienalmente, contratamos institutos independentes para fazer uma pesquisa de satisfação do cliente”, esclarece o gerente de marketing. A preocupação com o meio ambiente rendeu frutos à marca. Muitas empresas estão fechando contrato com a Inforshop, pois reconhecem na distribuidora um parceiro sólido na causa da sustentabilidade.

 

< Anterior | Próxima >