Revista da Papelaria

Início » Notícias / Representante » Amizade acima de tudo

10/05/2014

   

Amizade acima de tudo

Ao deixar a vida no campo e encarar desafios, um jovem alcançou uma carreira vitoriosa

A história começa no interior do Estado de São Paulo. Com 14 anos, Manoel Rodrigues da Silva Neto saiu da “roça” para morar em São José do Rio Preto. Passou por diversas empresas, inclusive pela antiga rede varejista da Tilibra, no início da década de 1980. Desde então, não saiu mais do ramo de papelaria. Em 1995, incentivado por outro representante comercial, começou a carreira como preposto — até que, em 1999, se registrou e criou a Manoelito e Silva Representações.


Como exerceu um bom trabalho, voltou a atuar com a Tilibra, onde havia ficado até o fechamento das lojas físicas. Aos 45 anos, Manoel se orgulha de manter um bom relacionamento com todos os clientes que atende na região de São José do Rio Preto e cidades a cerca de 100 km. “É uma história vencedora. Tem um cliente que, se eu não for à casa dele, ele não compra! Clientes com rancho são assim”, comenta.


Representante da Plastpark, Dermiwil e Trident, Manoel considera que a principal dificuldade é conquistar as empresas e os compradores e ter o voto de confiança. A concorrência também é complicada, pois há muitas pessoas trabalhando no segmento. Outro ponto é conhecer os produtos a serem vendidos, já que existe uma grande variedade e é necessário ter domínio sobre o que vai oferecer.


Para ele, uma grande conquista é ver os frutos do trabalho, como casa própria e carro. Entretanto, foi necessário abrir mão de estar com sua esposa e filha. “Ficar fora a semana toda é ruim. Ou fico de segunda a quinta ou de terça a sexta-feira. Escolhi o sustento em vez de ver a família crescer. Mas isso também é positivo, porque fiz muitos amigos e tenho meu sustento”, afirma. Manoel conta com a parceria de sua esposa e sócia, Sílvia, com quem é casado desde 1994. “Eu fico na rua e ela atende no escritório, em casa”, comenta.


Ao avaliar o mercado, Manoel observa que o segmento passou por três fases: a primeira, com a introdução de artigos de informática; a segunda, com itens de bazar; e a terceira, que ocorre atualmente, com a inserção de cada vez mais brinquedos para atrair os clientes.


Acima de qualquer coisa, o trabalho proporciona o sentimento de satisfação e alegria com o caminho que trilhou até aqui. Reunir pessoas importantes e ter todos ao lado é a sua marca. “Se tenho inimigos, não sei onde estão para tentar transformá-los em amigos”, diz o representante.


Manoelito e Silva Representações
Área de atuação: São José do Rio Preto e cidades a cerca de 100 km
Empresas que representa: Plastpark, Dermiwil e Trident
Tempo de estrada: 19 anos

 

< Anterior | Próxima >