Revista da Papelaria

Início » Notícias / Mercado » Por um 2015 a todo vapor

03/11/2014

   

Por um 2015 a todo vapor

Indústria de papelaria apresenta perspectiva positiva para o próximo ano

A indústria de papelaria se prepara para o volta às aulas 2015, que logo começará no varejo. Novidades começam a despontar e fabricantes de cadernos, instrumentos de escrita e mochilas acreditam em mais um bom momento na principal época do ano para o setor papeleiro.


Com relação ao faturamento, representantes dos segmentos apontaram expectativa de aumento nas vendas entre 10% e 20%. Apesar da queda no primeiro semestre devido aos feriados durante a Copa do Mundo, fabricantes e importadores preveem recuperação no próximo volta às aulas, sem impacto do período de eleições sobre a indústria ou o varejo.


Assim, o ano de 2015 será de investimentos para que a expectativa de crescimento da indústria se concretize. Cada vez mais, as marcas pensam em oferecer atendimento especializado aos varejistas, além de qualificar os colaboradores da própria empresa e impulsionar os mecanismos de produção. A Foroni, por exemplo, adquire novos equipamentos com vistas à melhoria dos processos, além de focar na maior capacitação da equipe de vendas e consultores e na renovação do sistema de coleta de pedidos.


“Nosso relacionamento com o varejo segue sustentando-se por nossa força de atendimento, representantes, consultores de vendas, Road shows, feiras e convenções”, afirma Ricardo Baena, gerente comercial nacional da fabricante de cadernos, que garante promover iniciativas diferenciadas nas lojas.


“Referente a material de ponto de venda, há novidades como a ilha expositora, bandeirola e móbile gigante. Trabalhamos exposições customizadas e damos suporte de repositores e impulsionadores treinados para montagem do espaço com o conceito de faixa etária, sexo, valor percebido de licenças, marca própria e itens básicos”, detalha.


O consumidor final também recebe atenção especial da Foroni. Para aproximar os clientes dos produtos, Ricardo Baena afirma que a marca possui forte plano de mídia para TV, rádio e internet, além de trabalho nas redes sociais, eventos e concursos.


Houve fortalecimento da área de trade marketing e investimento em gestão de imagem na empresa de 90 anos de tradição, completados em 2014.


Segundo Thiago Dias, analista de marketing da Jandaia, o objetivo para 2015 é fortalecer a presença nos pontos de venda, com novas estratégias e materiais, e também continuar investindo em mídia impressa, campanhas on-line e mídias sociais.


“A empresa criou o Jandaia Lab, laboratório de pesquisas sobre o comportamento do consumidor, focado nas últimas tendências de arte, moda e cultura. Formado por uma equipe de designers, insiders e especialistas em marketing de diversas agências do mundo, ele ajuda a conhecer gostos e preferências de todas as tribos”, explica.


A busca por soluções para reduzir custos e otimizar a produtividade no parque industrial é mais uma estratégia da fabricante para alcançar boas cifras no ano seguinte. Entretanto, o analista de marketing aponta que o fortalecimento da marca por meio do desenvolvimento de estratégias específicas para o PDV será uma das ações planejadas mais importantes.


João Corniani traduz o espírito da São Domingos. “Há uma frase atribuída a René Descartes que diz: ‘Quem não aparece, não é lembrado’”, comenta o gerente comercial da empresa. Segundo ele, a São Domingos busca formas diversas de divulgação da marca, entre as quais anúncios em revistas direcionadas ao segmento, participação em feiras, convenções, apresentação de catálogos etc.


“Acreditamos ser essa a forma de estarmos ligados ao nosso foco primário: nosso cliente, aquele que será o elo entre os produtos e o consumidor final”, enfatiza Corniani.


Com equipe de vendas do Amapá ao Rio Grande do Sul, a São Domingos mantém as novidades em sigilo, mas o gerente da empresa garante que elas têm força.


“Já temos contratadas várias propriedades em licenciamentos, produtos que certamente causarão impacto em nosso meio, além de buscarmos sempre o aprimoramento de nossos produtos”, declara.

 

< Anterior | Próxima >