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05/11/2014

   

Mochilas cativam consumidores

Concorrência entre grandes marcas torna constante o trabalho de publicidade e conquista de espaço

Se os instrumentos de escrita apostam em inovação e os fabricantes de caderno focam em investimentos, as mochilas são um caso de amor entre os consumidores, que partem em busca de modelos diferenciados e licenciamentos favoritos. Fernanda Braga, do marketing da Clio, conta que a empresa está com muitos personagens infantis, mas o foco é o público jovem — que cresceu no último ano — com as marcas próprias Clio Girls e Clio Masculino.


Para divulgar os produtos, a fabricante lança planos de mídia de curto prazo para determinadas marcas. É comum parcerias com blogs maternos e teen, aparição de produtos em revistas e canais da TV aberta, principalmente novelas, que garantem bom giro da mercadoria e, mais do que isso, tornam os objeto desejados entre os clientes.


Também com investimento em televisão, a Sestini está em quatro canais fechados e um aberto, e vai transmitir de oito a nove comerciais diferentes entre dezembro e janeiro — além de ações de marketing, campanhas, promoções nos PDVs, merchandising, anúncios em revistas e redes sociais.


“Vamos investir em conteúdo institucional em mídia televisiva, que faz parte de nossa estratégia de reposicionamento da marca”, enfatiza Marcel Ferreira Dias, diretor de vendas e novos negócios da empresa.


Há também o Projeto de Franquias, criado em 2013, que inaugurou lojas monomarcas da Sestini, franqueadas com parceiros, que serão alavancadas a partir de meados de 2015. O trabalho busca levar ao conhecimento dos clientes e varejistas o investimento em todas as linhas: viagem, executiva, infantil e juvenil.


São, aproximadamente, 800 lançamentos, segundo Marcel Ferreira. A aproximação com o varejo ocorre através dos representantes comerciais, que tornam a empresa presente em mais de 20 mil PDVs pelo país.


Para o próximo ano, estar no dia a dia dos consumidores por meio dos veículos de comunicação é vivenciado na Clio, na Sestini e, ainda, na Xeryus. De acordo com Jennifer Salas, do setor de marketing, a empresa terá publicidade em um canal fechado de desenhos animados.


“A veiculação de mídia em um grande canal de animação infantil faz parte do pacote”, conta a representante


da marca. Porém, segundo ela, a base principal foi a melhor distribuição nacional, com destaque para as novas parcerias com clientes formadores de opinião. De acordo com Jennifer, os representantes são a força da Xeryus, assim como os parceiros atacadistas.


“Foi promovida uma reestruturação comercial, na qual as equipes atuam de acordo com o perfil do canal de vendas. A capacitação dessas equipes em todo o território nacional merece destaque”, aponta.


A concorrência entre as grandes marcas torna constante o trabalho de publicidade e conquista de espaço — e consumidores. Ações de marketing na mídia e nos pontos de venda são importantes aliados nessa disputa, que tem como grande meta atingir maior número de clientes a cada nova temporada escolar. As mudanças são constantes e o varejo precisa se manter atento a elas.


Mais do que vender, as marcas querem impactar e cada vez mais disponibilizam meios para se destacar nas papelarias. Ao papeleiro cabe escolher os melhores produtos para o público da loja e confiar nas boas projeções e na positividade do mercado.


Crescimento à vista!

 

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