Revista da Papelaria

Início » Notícias / Mercado » Criatividade como benefício social

27/01/2015

   

Criatividade como benefício social

Prêmio incentiva ações criativas que melhorem a realidade social do país

Auxílio financeiro, encontro entre empresas inovadoras e capacitação para o desenvolvimento do projeto apresentado fazem parte dos benefícios dados aos vencedores do Prêmio Brasil Criativo, iniciativa da Project Hub em parceria com o Ministério da Cultura e a 3M – uma das maiores indústrias do setor papeleiro e de outros segmentos de negócios e grande incentivadora da Economia Criativa brasileira. A comemoração para os ganhadores ocorreu em dezembro de 2014, no auditório do Ibirapuera, em São Paulo.


Foram, ao todo, 22 ideias inovadoras premiadas em categorias diversas como Artesanato, Cultura Afro, Circo, Games, Dança, Cultura Popular, Gastronomia, Moda, entre outros. A finalidade do prêmio é mostrar para a população que projetos criativos podem, sim, fazer a diferença na sociedade.


O Pimp My Carroça, premiado na categoria Artes Visuais, por exemplo, é um movimento social, cultural e ambiental, que tem como objetivo principal tornar os catadores de materiais recicláveis visíveis para a sociedade – e também chamar atenção para a questão do destino do lixo e materiais recicláveis nas grandes cidades. Por meio de atendimentos de saúde e experiências culturais, o movimento insere socialmente esses agentes ambientais, além de melhorar os equipamentos de trabalho deles com a instalação de itens de segurança nas carroças, que ainda recebem decoração especial criada por artistas e grafiteiros. A iniciativa sociocultural já passou por São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.


Os projetos premiados e os demais participantes são exemplos claros de que criatividade aplicada em produtos ou negócios pode movimentar o país econômica e socialmente. E o Prêmio Brasil Criativo é o primeiro oficial dedicado exclusivamente ao setor da economia criativa. Que venham outros!

 

< Anterior | Próxima >