Revista da Papelaria

Início » Notícias / Mercado » Varejo começa o ano com avanço

19/02/2015

   

Varejo começa o ano com avanço

Vendas via e-commerce têm aumento substancial

O SpendingPulse, relatório de vendas do comércio varejista brasileiro desenvolvido pela MasterCard, apontou crescimento de 0,5% do varejo em janeiro, excluindo os setores de automóveis e materiais de construção, se comparado com o mesmo período de 2014. O resultado ficou abaixo dos 0,9% de crescimento do último trimestre do ano passado, demonstrando a desaceleração nos gastos dos consumidores.


As regiões Nordeste (+1,5%) e Sul (+2,0%) apresentaram crescimento acima da média, enquanto Norte (+0,4%), Sudeste (+0,1%) e Centro-Oeste (-0,3%) registraram aumento abaixo das vendas totais.


As vendas no e-commerce cresceram 7%, se comparadas ao mesmo período de 2014. As vendas on-line dos setores de móveis e vestuário apontaram aumento acima do índice geral, enquanto o setor de eletrônicos ficou abaixo do índice do setor.  


O indicador de confiança do consumidor caiu para 6,7% em janeiro e, segundo Sarah Quilan,vice-presidente sênior e diretora de Market Insights da MasterCard Advisors, “os níveis de incerteza no ambiente econômico podem continuar a afetar negativamente os resultados das vendas no varejo nos próximos meses”.


Segundo o Banco Central, os níveis de inadimplência se mantiveram estáveis, assim como o indicador de endividamento das famílias. De acordo com o relatório, os aumentos nos juros e nas taxas (IOF), combinados com a crise hídrica – que pode causar racionamento de energia e água – devem aumentar as preocupações econômicas e levar à redução dos gastos dos consumidores.

 

< Anterior | Próxima >