Revista da Papelaria

Início » Notícias / Mercado » Sete dicas para conservar livros

25/02/2015

   

Sete dicas para conservar livros

Soluções caseiras podem manter obras intactas por mais tempo

O acúmulo de livros é algo natural para a maioria de nós. Com o passar dos anos, obras com valor sentimental e de qualidade inquestionável para os donos ficam cada vez mais tempo nas estantes, acumulando poeira e se deteriorando pouco a pouco. Pensando nisso, confira sete dicas da autora de ‘Sebastiana Quebra-Galho’, Nenzinha Machado Salles, para conservar melhor as publicações.


Vida de inseto


Cansado de insetos devorando aquelas obras preciosas? Encharcar as estantes com querosene mantém os bichos longe. Repita a operação a cada três meses.


Algodão pelas estantes


Pedaços de algodão embebidos em essência de terebintina protegem os livros da umidade – que vira mofo em pouco tempo. Espalhe-os pela estante, mas não esqueça de trocá-los.


Escove os livros


Passe uma escova de roupa na parte superior dos livros e nas páginas para retirar a poeira acumulada. O procedimento deve ser feito ao menos duas vezes por ano.


Pão e salada


Miolo de pão não serve apenas para ser retirado antes de fazermos um sanduíche. As manchas de dedos das páginas podem ser removidas se esfregadas com ele. Já o vinagre, além de temperar a salada, também serve para limpar manchas de mofo.


Éter: a solução ideal


Uma solução de éter e óleo de linhaça é ideal para manter com boa aparência os livros com encadernação de couro. Já as lombadas seguem com o aspecto original quando limpas com pomada branca para calçados. Cobrir o couro com uma camada de vaselina melhora ainda mais o resultado.


Gasolina não é só para o carro


Combustível é o melhor inseticida contra traças que corroem os livros, sem danificar as folhas.


Here comes the Sun


A exposição ao Sol, é a solução ideal para desgrudar páginas coladas pela umidade. Mas, cuidado! Para que as folhas não se curvem no processo de secagem, é preciso colocar um peso sobre elas.

 

< Anterior | Próxima >