Revista da Papelaria

Início » Notícias / Mercado » Os 14 passos para o sucesso

02/04/2015

   

Os 14 passos para o sucesso

Executivo da Amazon aconselha profissionais a buscarem felicidade no ambiente profissional

Não existe fórmula mágica para equilibrar trabalho e vida pessoal. A afirmação é de Andreas von der Heydt, diretor de conteúdo do Kindle (dispositivo para leitura digital da Amazon), que usou o argumento para traçar, em 14 passos, o caminho para equacionar a questão.


Em artigo para o Fórum Econômico Mundial, o executivo – que acumula passagens por L’Oréal e Disney – usou a própria trajetória como parâmetro para aconselhar aqueles que buscam voos maiores.


“Além do meu trabalho na Amazon, uso o tempo livre como coach executivo, dando assistência aos clientes para lidarem com os desafios e conflitos que encarei. São algumas recomendações, entre elas passar mais tempo com amigos e família, fazer mais esportes, evitar o stress, planejar as tarefas e delegar funções”, afirma Andreas.


De acordo com ele, uma vida feliz e completa passa por ter satisfação no trabalho e construir relações benéficas a todos: amigos, família, colegas de trabalho e parceiros de negócios. Sem eles, é impossível atingir o sucesso sem arrependimentos.


Confira os conselhos do executivo.


1 | Seja claro quanto ao que deseja alcançar na vida


Pelo que você quer ser lembrado após morrer? Você quer deixar uma conta bancária recheada ou recordações de ser um bom pai, amigo, parceiro ou mentor?


2 | Seja realista


Trabalhar duro é legal, se você gosta e te traz satisfação. Mas, ao mesmo tempo, lembre-se de que não é possível fazer tudo sozinho. De outro modo, os resultados tendem a ser adversos para você e pouco interessantes para a empresa.


3 | Não busque a perfeição


Pessoas não são perfeitas Você, sua família, amigos e colegas de trabalho têm momentos de fraqueza e cometem erros. E isso é bom! Reconheça, de tempos em tempos, as próprias falhas e não imponha padrões altos para você ou para os que te cercam. Em vez disso, trabalhe por iniciativas de aprimoramento constante.


4 | Esqueça o equilíbrio entre vida pessoal e profissional


É melhor repensar esse conceito. Trabalho e vida estão implicitamente conectados. Encontre jeitos inteligentes para integrar ambos de forma eficiente e efetiva. Não gaste energia tentando separá-los rigorosamente.


5 | Viva o momento e esteja no presente


Quando estiver com as pessoas que ama, dê a eles toda a atenção e esteja presente com todos os sentidos. Dedique-se ao momento e desligue acessórios (ou pensamentos) relacionados ao trabalho. Pratique a plenitude.


6 | Esteja aberto a dar, dividir e apoiar


A vida não é só tomar ou ganhar. Ouça mais do que fala. Tente usar mais que os ouvidos para ouvir. Seja proativo e faça de você mesmo uma ferramenta útil para outras pessoas.


7 | Admita os erros


Se desculpe por falhas e planeje como se redimir. É normal não saber de tudo, portanto, tente não ser exageradamente profissional. Permaneça autêntico, vulnerável e humano. Isso te torna alguém agradável, com quem é fácil se identificar.


8 | Seja tolerante e aprenda a gostar de pessoas


É impossível amar todo mundo, mas você pode se ensinar a gostar das pessoas, especialmente aquelas diferentes de você. Abra a mente a opiniões diferentes e admita mudanças. Seja generoso.


9 | Torne isso pessoal


Aprecie outras pessoas e tente não ficar se gabando. Em vez disso, lembre-se de quem te levou até onde você está. Sempre que possível, expresse gratidão a amigos, colegas de trabalho, parceiros de negócios e clientes.


10 | Seja transparente, encoraje críticas construtivas e feedbacks


A ideia é ser corajoso o suficiente para fazer comentários e sugerir melhorias em qualquer momento que seja necessário.


11 | Cumpra promessas


Quando você se comprometer a fazer algo, faça. Cumpra os prazos. Seja sempre um parceiro confiável e elimine (más) surpresas. Isso constrói relações de confiança.


12 | Estabeleça rotina simples no dia a dia


Isso garante que você estará conectado com os contatos de modo regular. Às vezes, um simples e-mail ou SMS já é o suficiente – afinal de contas, não há razão para escrever uma carta de duas páginas sempre que quiser falar com alguém.


13 | Cuide de si mesmo


Só é possível estabelecer relações sinceras se você estiver em sincronia com você mesmo. Gaste quanto tempo for necessário naquilo que te faz feliz: pratique esportes, saia para beber com antigos colegas de trabalho, aproveite um spa relaxante, leia um livro etc.


14 | Não se leve muito a sério e divirta-se!


Você é substituível, assim como todos somos. Aproveite a vida e mostre àqueles ao redor que você sabe se divertir. O humor – incluindo a habilidade de rir das próprias besteiras – é um grande professor!

 

< Anterior | Próxima >