Revista da Papelaria

Início » Notícias / Mercado » Sinal dos novos tempos

12/08/2015

   

Sinal dos novos tempos

Diretor de RH da Staples integra Brasil e Argentina em prol da boa gestão

Na Staples América Latina, um brasileiro vem gerando mudanças positivas na gestão da empresa. Alexandre Fleury, diretor de Recursos Humanos da operação latino-americana da gigante mundial de materiais para escritório, faz o que chama de “revolução silenciosa”. Em suma, não há mais rivalidade entre Brasil e Argentina, pelo contrário – pelo menos, não na Staples.
Uma das medidas iniciais foi abolir as divisórias dos escritórios de São Paulo e Buenos Aires, derrubando “barreiras físicas” entre colegas de trabalho. Além disso, Fleury liberou o uso de bermudas para que todos trabalhem mais confortáveis e, consequentemente, mais felizes.
Mensalmente, o diretor de RH promove Goddie Talk, encontro com direito a guloseimas e bate-papos informais entre ele e as equipes brasileira e argentina. Adepto de um modelo mais democrático de gestão, também desenvolveu um “Treinamento de Feedback” para manifestação mais efetiva por parte dos colaboradores.


Troca de idioma
Outra mudança foi com relação ao padrão de comunicados internos nas operações Brasil e Argentina. Antes como um restrito curso de inglês, agora os brasileiros aprendem espanhol e os argentinos, português. Para isso, a Staples fechou acordo com o Duolingo, plataforma de ensino de idiomas, para oferecer a capacitação aos funcionários na América Latina. Com essa iniciativa, a empresa se torna a primeira a implementar a ferramenta on-line para capacitar funcionários. O objetivo é que todos eles sejam bilíngues.
Os avanços dos colaboradores serão monitorados pela área de RH por meio de painéis de controle on-line. Para estimular a aprendizagem, a Staples dará prêmios semanais e mensais aos participantes que mais evoluírem, que vão desde tablets e notebooks até viagens à Argentina para os funcionários do Brasil, e vice-versa. Esse é um belo exemplo de gestão moderna, na qual os grandes beneficiados são os responsáveis por gerar os resultados da empresa.

 

< Anterior | Próxima >