Revista da Papelaria

Início » Notícias / Mercado » Olhar para o futuro

29/03/2016

   

Olhar para o futuro

Artigos de papelaria seguem a tendência do que está em alta no mundo da moda, arquitetura, design e outros

Os visitantes e expositores da Paperworld têm a oportunidade de lançar um olhar à frente e conferir as próximas tendências, preparadas pelo estúdio alemão Bora.herke.palmisano. No setor Paperworld Trends 2016/2017, é possível conferir valiosas sugestões para o desenvolvimento de novos produtos que estarão em voga no futuro próximo. “Em 2015, mais de 70% dos visitantes afirmaram que as apresentações tiveram grande utilidade para o negócio”, destaca o diretor da feira, Michael Reichhold.


Os consultores do estúdio identificaram os principais quesitos do mundo da moda, arquitetura, design de móveis, entre outros, e transferiram para o papel, material de escritório e artigos de papelaria. Dessa forma, chegaram a três temas. Confira:


Liberdade Floral: este estilo decorativo se baseia na fonte inesgotável das flores e mundo das plantas. O resultado são padrões altamente decorativos, criando visual estampado e enfeitado. O vintage encontra o clássico, o design retrô encontra novos materiais, monogramas e logotipos e incorpora qualidades femininas e também masculinas. Há delicadeza e força simultaneamente. Os tons passam pelo lilás, fúcsia, laranja, pistache, marfim, terracota e avelã.


Vitalidade Gráfica: com cores intensas, que vão do preto e berinjela ao vermelho luminoso, turquesa e azul, combina tendências do mundo esportivo e tecnológico, com soluções para a vida moderna e profissional. Usa matéria que, muitas vezes, vem do mundo esportivo, com destaque às características funcionais. Os exemplos são tecidos com estrutura, materiais transparentes, plásticos e nylons ultraleves, que vêm em formas lineares, geométricas, padrões de divisão, tipografia, logotipos e ilustrações.


Serenidade Essencial: neste estilo discreto e minimalista, as formas são descomplicadas e as cores, combinadas com material de alta qualidade para criar calmaria no ambiente. Lança mão de linhas retas e design simples e proporcional, com princípios atemporais. As superfícies podem ser trabalhadas com veludo, couro liso, alumínio e também materiais têxteis, como algodão e lona. Os tons eleitos são neutros, como branco leitoso e cinza claro, azuis e bege escuros e a paleta de cor confere equilíbrio entre cores quentes e frias.


De acordo com a designer responsável Claudia Herke, os três estilos têm em comum um “estado de espírito”, seja animado, reservado ou romântico. Para o próximo ano, a profissional adianta que o setor Paperworld Trends 2017/2018 estará em novo local, na passagem entre os pavilhões 5.1 e 6.1.

 

< Anterior | Próxima >