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26/04/2016

   

Milhões de clientes ao seu alcance

Aprenda a usar o Facebook da melhor forma com quem entende: o próprio!

Você é capaz de adivinhar quantos brasileiros estão conectados ao Facebook? Fique sabendo agora: 99 milhões! Isso quer dizer que não importa o tamanho do empreendimento; o Facebook pode aumentar o alcance do público. Sua loja possui a página virtual? O primeiro passo é criá-la, que pode ser feito de duas formas: por meio de um perfil pessoal na rede social, clicando em “Criar página” ou por meio do www.facebook.com/business, que, além de ajudar como funciona, dá acesso a casos de sucesso de empresas de todos os tamanhos.


Mas de nada adianta criar a página da empresa se não for possível alimentá-la. Além disso, a única maneira de se aproximar do público é fazer as postagens e descobrir o que dá mais certo. “No Facebook, costumamos dizer que não há regra. O importante mesmo é testar fotos, textos e horários, sabendo que o que dá certo numa semana, na próxima, pode não dar mais”, destaca Mariana Matias, especialista de conteúdo da rede social.


A Revista da Papelaria compilou as principais dicas do Facebook com foco em pequenas empresas, dadas durante palestras no Rio Artes Manuais. O evento foi realizado em março, no Rio de Janeiro. Confira:


• O visual importa. Não mude o ícone da foto da página. As pessoas precisam identificar seu negócio. Já a foto de capa faz o papel de vitrine da loja e deve ser trocada sempre. “Mas a pessoa que visitar tem que ‘bater o olho’ e saber o que você vende”, alerta Mariana;


• Não é necessário dizer diretamente “compre meu produto”. Em vez disso, conte histórias. Tenha em mente estas três palavras: exclusividade, qualidade e necessidade. Mostre o diferencial dos itens, publique promoções, mudanças, melhorias, eventos e aproveite as datas comemorativas para postagens;


• Textos curtos, entre 100 e 250 caracteres, costumam se sair melhor;


• Usufrua do poder das imagens! Fotos e vídeos sempre se destacam. Mas lembre-se: devem conversar com o texto, ter boa definição, ser coloridos e, de preferência, mostrar pessoas e objetos reais;


• “As pessoas gostam de se ver”, afirma Mariana. Poste fotos de clientes usando produtos e de visitantes que estiveram na papelaria. Mostre o estabelecimento e os bastidores do negócio;


• Dar dicas é uma ótima forma de atrair o público virtual. Ensine a usar um artigo que venda na papelaria, por exemplo, como cobrir um objeto com tecido autoadesivo. Opte pelo vídeo para isso;


• Pergunte o que seu público acha dos produtos e serviços da loja, peça para os clientes deixarem classificações ou avaliações na página e sempre responda às dúvidas dos consumidores. Detalhe: não deixe erros de português!


• Compartilhe outras postagens, desde que tenham a ver com sua página. Se for notícia, verifique a autenticidade;


• Tão importante quanto postar é acompanhar o link “Informações”. “É o resumo do desempenho da página. Você pode ver número de curtidas, alcance das publicações, envolvimento e, assim, identificar o que seu público gosta, o que dá certo”, explica Mariana.


 

 

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