Revista da Papelaria

Início » Notícias / Mercado » Galinha Pintadinha comemora dez anos de sucesso

23/06/2016

   

Galinha Pintadinha comemora dez anos de sucesso

Marca brasileira campeã de licenciamento de produtos festeja primeira década com novo posicionamento

Sucesso absoluto na internet, Galinha Pintadinha comemora a primeira década de vida com quase 5 bilhões de visualizações no YouTube, somando o canal oficial em português e espanhol. Neste período, a famosa galinha azul está presente desde os primeiros meses na vida da criança, garantindo, assim, a posição de Meu Primeiro Personagem – novo posicionamento da marca.


Galinha Pintadinha transformou-se em marca campeã de licenciamento de produtos, com 300 milhões de dólares em vendas no varejo e mais de 600 itens licenciados. Ocupa, atualmente, a 89ª posição no ranking mundial da revista License! Global. Bromélia Produções é a empresa responsável pela criação e administração do conteúdo da Galinha Pintadinha em todos os canais de distribuição. Acompanhe a linha do tempo desse sucesso brasileiro:


2006 – O canal da Galinha Pintadinha é criado no YouTube brasileiro;


2007 – Seis meses após o lançamento, o vídeo alcançou a marca de 500 mil visualizações. Inicia-se a produção do primeiro DVD, Galinha Pintadinha e Sua Turma;


2008 – O DVD é lançado de forma independente, na loja virtual própria da marca;


2009 – Galinha Pintadinha ganha aplicativo, criado pela 01 Digital. O primeiro DVD é relançado pela Europa Filmes;


2010 – A equipe lança o segundo DVD, Galinha Pintadinha 2, em parceria com a Som Livre. No primeiro mês, foram mais de 100 mil cópias vendidas;


2011 – É criado o canal em espanhol no YouTube, Gallina Pintadita. Inicia-se o projeto de licenciamento da marca para produtos de consumo, gerenciado pela Redibra.


2012 – A Galinha entra no mercado com os primeiros produtos de licenciamento. O DVD Galinha Pintadinha 3 é lançado. Estreia do primeiro musical no teatro: Galinha Pintadinha – o musical. É criado o canal em inglês no YouTube, Lottie Dottie Chicken. Entrada na Netflix Brasil;


2013 – Conquista do disco de diamante pelo DVD 3 e estreia o segundo musical: Galinha Pintadinha – Cadê Popó?;


2014 – A marca de 1 bilhão de views no YouTube é alcançada, feito inédito para canais latino-americanos, sendo o clipe Meu Pintinho Amarelinho o vídeo mais reproduzido na história do YouTube no Brasil. Lançamento do DVD Galinha Pintadinha 4. Criação de loja virtual nos Estados Unidos.


2015 – A marca alcança a 89º posição no ranking da Revista License! Global – inédito para empresas brasileiras – entre 150 marcas que mais faturaram com licenciamento no mundo. Entrada na Netflix norte-americana. Estreia do terceiro musical, Galinha Pintadinha – Ovo de Novo; alcance de 2 bilhões de views no canal em português e 1 bilhão no canal espanhol.


2016 – Galinha Pintadinha completa uma década de vida e se posiciona como primeiro personagem da criança brasileira. Preparação da nova série, Galinha Pintadinha Mini. Adaptação dos clipes musicais para outros cinco idiomas: italiano, francês, alemão, mandarim e japonês.


Na foto, os criadores do fenômeno brasileiro, Juliano Prado (E) e Marcos Luporini (D). Crédito: Ricardo Dettmer 

 

< Anterior | Próxima >