Revista da Papelaria

Início » Notícias / Tecnologia » Dê play no papel

23/09/2016

   

Dê play no papel

Realidade aumentada traz novas possibilidades com a integração entre mundo físico e virtual

Já ouviu falar em realidade aumentada? Caso esse tema seja uma novidade, saiba que é uma tecnologia que existe há nada menos do que 47 anos. O engenheiro elétrico Ivan Sutherland estabeleceu o marco da realidade aumentada ao inventar o dispositivo Head Mounted Display, ou HMD. A expansão se deu graças ao uso em massa dos dispositivos móveis, como smartphones e tablets, conectados à internet.


Por meio dela, é possível dar vida a materiais estáticos, a exemplo de embalagens, capas de DVDs, livros, material escolar, anúncios, convites e muitos outros. No Brasil, há dois casos de grande repercussão. São os cadernos da Credeal, que, em virtude do sucesso em 2015, ampliaram as coleções para 2016; e o livro O Papai é Pop 2, no qual a capa possui realidade aumentada e bate recordes de uso da tecnologia desde o lançamento, em agosto do último ano.


“Acreditamos que a tecnologia é grande aliada nas vendas e pode ser utilizada como parte da ferramenta no processo de aprendizagem. Apresentamos a inovação proporcionada pela realidade aumentada em nossos produtos, pois vem ao encontro do nosso propósito”, relata Adriano Morás, do setor de marketing da Credeal.


De acordo com o executivo de atendimento Henry Assef, da empresa Massfar, que desenvolve projetos de realidade aumentada, é incrível a capacidade que a tecnologia tem para dar vida ao papel e trazer novas possibilidades para o mercado editorial, integrando plataformas digitais e transformando leitores em divulgadores da publicação.


Acompanhe as informações do especialista para entender mais sobre o assunto:


O que é realidade aumentada – Em palavras simples, realidade aumentada é uma tecnologia que permite inserir conteúdos virtuais em todo tipo de material físico. É possível, por exemplo, inserir vídeos, álbum de fotos, jogos interativos, quiz promocional, e tantas outras interações em cadernos, livros, brindes, camisetas, embalagens, entre inúmeros outros produtos.


Como funciona – Tudo acontece por meio de um aplicativo, capaz de interpretar o sinal transmitido pela câmera ou dispositivo, que identifica um código de realidade aumentada. A câmera “enxerga” o objeto e manda as imagens em tempo real para o aplicativo, que gera os conteúdos virtuais previamente programados.


O que é preciso para utilizar a tecnologia – É necessário um dispositivo móvel (smartphone ou tablet) conectado à internet através de um plano de dados 3G, 4G ou WiFi, e algum objeto real que possua uma área impressa com a tecnologia da realidade aumentada.


Onde pode ser aplicada – Não existem restrições para o uso da realidade aumentada, que pode ser aplicada em todo produto que tenha a necessidade de ampliar, enriquecer e, principalmente, surpreender na forma de comunicar. Atualmente, é muito aplicada em embalagens de alimentos e bebidas, capas de DVDs, livros, material escolar, anúncios, convites, camisetas, brindes e impressos em geral.


Principal vantagem – Aproximar o consumidor do produto ou serviço que está sendo divulgado, pois, com o uso da tecnologia, o varejista/anunciante poderá mostrar muito mais detalhes, benefícios, tipos, modelos, instruções de uso, criar um canal de comunicação entre fabricante e consumidor e muito mais. Além disso, a tecnologia consolida uma imagem de empresa inovadora e que se preocupa com a qualidade das informações que serão transmitidas para os consumidores.


Como um varejista pode usar a seu favor – A realidade aumentada supre o desejo das pessoas por novidade e interatividade. Com a tecnologia, o varejista pode surpreender clientes ao oferecer a experiência nos materiais de comunicação, além de disponibilizar produtos inovadores para os consumidores. A tendência é que ela esteja presente na maioria dos produtos encontrados em papelarias, livrarias, supermercados e lojas em geral e totalmente inserida no dia a dia das pessoas.


Passo a passo – Primeiramente, baixe gratuitamente o aplicativo Zappar, disponível na Google Play e App Store. Depois, com o aplicativo já no celular e aberto, deve-se apontar a câmera para o código ZapCode que existe nos produtos que possuem a realidade aumentada da Zappar e ver a mágica acontecer. Ainda tem dúvidas? Visite www.massfar.com.

 

< Anterior | Próxima >