Revista da Papelaria

Início » Notícias / Mercado » Apostas do licenciamento

13/10/2016

   

Apostas do licenciamento

Confira as tendências e licenças em destaque

A indústria de licenciamento aposta, cada vez mais, nas marcas direcionadas ao público adulto. É o que defende Marcus Macedo, especialista com mais de 20 anos de experiência em licenciamento, e a presidente da Associação Brasileira de Licenciamento (Abral), Marici Ferreira. “Há sinais indicando que o mercado começará a ficar mais equilibrado e maduro”, afirma ele.


Tendência que deve impulsionar as licenças para adultos é a ascensão do universo geek, com personagens de games e seriados, como Mário Bros. e super-heróis. Empoderamento feminino também aparece como uma forte temática nas licenças, principalmente com as super-heroínas em filmes e desenhos, a exemplo da Mulher-Maravilha.


Confira as tendências em destaque na edição deste da maior feira de licenciamento de marcas do mundo, Licensing Expo Vegas, realizada nos Estados Unidos, que reuniu mais de 5 mil licenças.


Propriedades multiplataformas: convergência entre conteúdo televisivo, jogos e aplicativos.


Angry Birds (Tycoon 360) – os famosos pássaros ganharam força neste ano com o lançamento de longa-metragem em 3D inspirado no game;
Pókemon (The Pókemon Company International) – neste ano, a franquia completa 20 anos e aumenta a audiência com presença multiplataforma;
Masha e o Urso (SBT) – a animação russa passa na televisão de diversos países e também faz sucesso no YouTube.


Pets: os animais são protagonistas de diversas animações.


The Secret Life of Pets (Exim) – animação feita pelos estúdios Universal e Illumination, conta a história de animais de estimação que vivem em Manhattan, nos Estados Unidos;
Zafari (Ink Group) – a série animada conta a história de animais selvagens que nasceram no corpo de outros animais;
My Little Pony (Hasbro) – lançada em 1993, a franquia continua encantando gerações. A licença soma US$ 1 bilhão em vendas no varejo;
Sing (Exim) – o longa-metragem traz animais de diferentes espécies como protagonistas e as aventuras envolvem um premiado concurso de canto.


Nostalgia: para os fãs dos conteúdos das décadas de 1980 e 1990.


Ghostbusters (Sony) – o filme marca o retorno do clássico Os Caça-Fantasmas, desta vez com novos protagonistas, fantasma e um grande vilão.
Aquaman (Warner Bros.) – o rei dos sete mares volta à tona para proteger na terra e na água e conquistar o público adulto e também crianças.
Power Rangers (Cartoon Network) – a franquia lança novo filme em 2017 e é considerada um fenômeno da cultura pop, com 20 anos de legado.


Super-heroínas: as marcas perceberam que a força do girl power voltou.


Mulher-Maravilha (Warner Bros.) – símbolo de beleza, força e inteligência, a mais famosa heroína da história ganha, em breve, aventura especial nos cinemas.
As Meninas Superpoderosas (Cartoon Network) – a marca de sucesso ganhou nova série, mais moderna, para alcançar novas gerações.


 


Marici Ferreira alerta que a licença Pokémon Go não está disponível no Brasil, nem mesmo o Pokémon está liberado. Qualquer produto que usar esses personagens é pirata.


 


(Fonte: Revista Licensing Brasil)

 

< Anterior | Próxima >