Revista da Papelaria

Início » Notícias / Mercado » Caminhos para mudança na educação

13/10/2016

   

Caminhos para mudança na educação

Diretor do Senai-SP propõe reformulação do sistema educacional brasileiro

Durante palestra no 3º Seminário de Educação da Escolar Office Brasil, o diretor regional do Senai-SP e superintendente do Sesi-SP, Walter Vicioni, propôs, em tom crítico, a reformulação do sistema educacional brasileiro. Em um cenário ideal, Vicioni – que já passou por mais de 330 escolas – sugeriu que as instituições públicas de ensino deveriam respeitar a individualidade do aluno e estimular o senso crítico, com sistema de ensino menos engessado e mais focado nas habilidades específicas de cada sujeito.


“Um sistema baseado em métricas, cargas horárias e notas de prova, obviamente, não está considerando a qualidade do que é ensinado, muito menos do que é assimilado pelo aluno”, comentou o especialista. Para ele, a arquitetura das escolas também deveria ser alterada. “É tudo muito sisudo, com crianças olhando uma para a nuca da outra. Parece exército. Deveria ser um espaço mais dinâmico e livre para o aluno”, salientou.


Vicioni também falou sobre a formação dos docentes do ensino básico. Segundo o diretor do Senai-SP, esses profissionais precisam de curso específico e mais completo, com foco na alfabetização e construção do indivíduo. Ao final, Walter Vicioni ressaltou que a educação precisa deixar de ser uma plataforma de manipulação política e passar a ser enxergada e tratada como ferramenta de desenvolvimento social e econômico.


Crédito imagem: Agenzia Riguardare

 

< Anterior | Próxima >