Revista da Papelaria

Início » Notícias / Mercado » Educação financeira para crianças

17/10/2016

   

Educação financeira para crianças

Serasa lança jogo e site para ensinar crianças a diferenciar valores de preços e lições sobre educação financeira

O que vale mais pontos no quesito diversão: comprar um tênis ou ir ao zoológico? No jogo SuperValores, lançado pelo SerasaConsumidor em comemoração ao Dia das Crianças, a segunda opção ganha disparado, de dez contra dois. O jogo tem como objetivo repassar aos pequenos conteúdos de educação financeira, como consumo consciente e a diferença entre valores financeiros e não financeiros, de maneira divertida e acessível, mostrando que algumas riquezas – amizade, convívio com amigos e familiares e diversão ao ar livre – são grátis, mas valem muito.


O jogo, voltado ao público de 7 a 10 anos, resgata conceito de jogos tradicionais e conta com 32 cartas, que podem ser baixadas gratuitamente no link www.serasaconsumidor.com.br/educacao/preco-e-valor-sao-a-mesma-coisa-descubra-brincando.


Na hora de jogar, a criança escolhe o item de sua carta que pode bater a pontuação do outro jogador, o que ajuda a internalizar os conceitos. Quem tiver mais pontos ganha as cartas da mesa e as coloca embaixo de sua pilha. A única exceção fica para o item “quanto custa”: quando selecionado, ganha as cartas da mesa quem tiver o valor mais baixo neste item, de forma a estimular o conceito de economia entre as crianças. O jogo continua até que um dos participantes fique com todas as cartas do jogo, vencendo a partida.


“A ideia é que, quanto mais próximo do cotidiano da criança for o tema do jogo, mais fácil será para ela compreender a lógica e as questões apresentadas”, diz gerente de Sustentabilidade Corporativa da Serasa Experian, Andrea Regina. SuperValores pode ser jogado com a participação dos adultos, tornando a experiência ainda mais proveitosa e divertida. “Criamos um tópico de orientação, junto à área de download, chamada Dicas para pais e responsáveis, voltados a estimular o diálogo dos temas com os pequenos”, explica a gerente.


Para comemorar o Dia das Crianças, a equipe do SerasaConsumidor disponibilizou 500 unidades do jogo para escolas públicas da cidade de São Paulo e São Carlos, interior do Estado, (locais onde a empresa possui instalação) já com as cartas impressas. A iniciativa visa estimular os professores a usar o material em sala de aula.


Valores, Dinheiro e Eu


Outra ferramenta lúdica criada pela Serasa para reforçar conceitos de educação financeira é o site Valores, Dinheiro e Eu (www.valoresdinheiroeeu.com.br). Trata-se de um portal interativo, que retrata a Vila Sonhos Reais, bem como seus moradores e situações práticas do dia a dia vivenciadas por eles.


Voltado a crianças de 6 a 12 anos, o site apresenta jogos de perguntas e respostas, livros virtuais e demais experiências lúdicas que envolvem a solução de problemas cotidianos, como a compra de produtos no supermercado cujos preços devem ficar dentro de determinado orçamento.


Em outras áreas do site, a proposta é solucionar conflitos emocionais, éticos e morais que surgem quando as pessoas lidam com dinheiro. As atividades podem ser feitas em casa, com acompanhamento dos pais, ou em sala de aula, junto com o professor.


“Iniciativas como essas, desenvolvidas especificamente para serem acessíveis aos consumidores, permitindo a formação de uma geração economicamente mais responsável, reforçam o posicionamento da empresa no tema educação financeira”, diz Andrea Regina.

 

< Anterior | Próxima >