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18/01/2017

   

Plantão volta às aulas 2017

A tecnologia aliada a tradição e variedade: a receita que deu certo para a Papelaria Pratika

Com 23 anos de mercado, a Papelaria e Livraria Pratika foi a primeira fundada em Samambaia Norte/DF, quando a cidade havia acabado de ser construída. De lá para cá, o empreendimento virou ponto de referência na localidade e diversas inovações aconteceram. “Hoje, a nossa presença na internet – antes impensável – é o nosso diferencial. Vale a pena o investimento”, diz o gerente de marketing da papelaria, Guilherme Santana.


Estima-se que com a loja online, criada há apenas dois anos, e a presença nas redes sociais, a Pratika tenha aumentado o faturamento em 200%. Mesmo assim, a papelaria adotou para este volta às aulas uma posição cautelosa em relação a encomenda de mercadorias. De acordo com Guilherme, devido à crise em 2015, muitos produtos ficaram no estoque e por isso, neste ano, os pedidos foram feitos em compras certas, itens que sabiam que iriam vender, sem arriscar.


A estratégia foi positiva e o faturamento tem sido bem melhor do que o último ano. Cadernos de promoções e materiais de escritório já foram repostos. Mas o efeito da crise ainda é percebido no pagamento dos consumidores. “Muitos estão parcelando na loja física e sempre pedem um desconto. Na loja online, o mais usual é o pagamento a vista, por conta dos juros no parcelamento do cartão”, explica.


No topo das vendas estão os cadernos, principalmente da Tilibra. Já a marca licenciada que mais tem feito sucesso na Pratika é a LadyBug, série de animação do canal Gloob que tem a personagem principal vestida de roupas de joaninha. As mochilas, lancheiras e cadernos do desenho foram as primeiras a esgotar. “Já esgotaram esses produtos e ainda estamos na metade do período de volta às aulas, por isso estamos planejando novas compras. Sorte que percebemos que esse desenho tinha grande possibilidade de venda, porque quando vamos na feira no meio do ano, há muitos personagens, é difícil saber qual vai bombar”, comemora o gerente.


Como habitual da Pratika para promover as vendas, a Papelaria fechou parceria de material escolar com 11 colégios da região. Mas o que mais tem feito diferença, conta o gerente de marketing, é a mudança de posicionamento da empresa. “Não adianta mais ser presente apenas fisicamente. A Pratika aprendeu a lidar com a internet e hoje percebemos a importância de alimentar as redes sociais, investir em publicidade na web e no comércio eletrônico. O segredo é ter paciência para esperar os resultados. Muitas pessoas procuram nossa loja porque veem um produto que postamos no Facebook. Antes não acreditávamos que poderia trazer resultados, mas ajuda demais nas vendas física e online”.


Outra tática que vem dado certo é a promoção de mercadorias do estoque que sobraram de outros anos. “Em dezembro, fizemos um outlet de mochilas que sobraram em 2015 e 2014. Alguns produtos continuam na promoção”. Além disso, a Papelaria Pratika criou um mascote da empresa, o Pratikinho. Em compras acima de R$300,00 o consumidor ganha o boneco. “As crianças adoram. Divulgamos no Facebook, no Youtube, então quando elas chegam na loja já perguntam do boneco, como conseguir um. Ele só fortaleceu a nossa marca”, afirma Guilherme Santana.



O segredo de sucesso da Papelaria Pratika, acredita o gerente, é primeiramente a tradição e segundo a variedade. “O cliente vem a nossa loja sabendo que vai encontrar o produto que está procurando. Esse é o elogio que mais recebemos. Pessoas de outros estados pagam fretes caros na loja online porque acham o produto na Pratika”, finaliza.

 

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