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21/07/1989

   

Tudo em ordem para o próximo ano

Marcas lançam coleção 2018 de agendas que aliam praticidade a designs bem detalhados 

Para planejar, organizar, lembrar compromissos, esboçar ideias ou simplesmente fazer anotações, as agendas continuam sendo relevantes na rotina de muitas pessoas, especialmente para estudantes e profissionais de escritório. Seguindo a tradição anual, as empresas lançam suas novas coleções, e os modelos 2018, além de valorizarem os personagens licenciados, têm design renovado e uma atenção ao custo-benefício, por conta da crise que ainda atinge o mercado.  


Acredita-se que a agenda seja usada desde o desenvolvimento da escrita. Porém, foi a partir da época do Império Romano (27 a.C.) que o item perdeu seu antigo formato de pergaminho e passou a se parecer com um caderno. Nos últimos anos, houve uma transição de parte dos consumidores para as agendas eletrônicas, mas, atualmente, as vendas se estabilizaram e, inclusive, há uma expectativa de modesto crescimento para o próximo ano. “Acredito que essa coleção irá surpreender positivamente os lojistas, gerando incremento de vendas”, afirma Fabrício Pardo, gerente de marketing da Jandaia.


Expectativas dos fornecedores


De acordo com o diretor comercial da Tilibra, Antonio Jorge, em 2015, houve uma queda de aproximadamente 5% na venda de agendas, porém, no ano passado, o cenário mudou. “Nós tivemos um 2016 com vendas que superaram as expectativas, e o estoque praticamente se esgotou nos PDVs. Por isso, nossos clientes esperam que a nova temporada seja muito boa. As agendas jovens e infantis têm uma demanda um pouco maior do que as agendas executivas”, explica.


As coleções são preparadas pelas empresas com um ano a seis meses de antecedência e já estão disponíveis para as lojas fazerem seus pedidos. “O ideal é se programar com base no histórico de vendas e no sucesso dos novos personagens, dessa forma pode-se evitar pedidos de última hora”, alerta Marici Ferreira, diretora de marketing da Foroni.


A DAC, que possui oito modelos de capas de agendas, já conseguiu a marca de 50% de venda de todo o volume fabricado.


Melhor momento de compra


Segundo Fabrício Pardo, marketing da Jandaia, a recomendação é fazer os pedidos logo no início deste segundo semestre para aproveitar a venda nas datas comemorativas antes do volta às aulas. A empresa realizou diversas pesquisas para elaborar a coleção 2018. “Estamos trazendo propostas de capas com aplicações de glitter, hot stamp metalizados e holográficos, verniz localizado, laminação fosca e laminação brilho. Na parte interna, todos os modelos de agenda diária possuem bolso interno, cartela de adesivos decorados, além de marcador de páginas”, resume.


Antonio Jorge, da Tilibra, esclarece que a compra das agendas adultas começa mais tarde. “Em outubro já temos procura por agendas jovens e infantis no ponto de venda. As agendas executivas têm sua procura a partir de novembro. O prazo de pagamento das agendas é fixo e isso contribui para que os lojistas possam antecipar suas compras”. A empresa lança na coleção 2018 uma agenda prática em formato compacto, a B&W Slim Espiral, a agenda Spot feminina, em três formatos, além das novas linhas Académie e as personagens Lady Bug e Moana.


Renovação com investimentos em design


O grande destaque da Tilibra é a nova categoria Planner, com 14 modelos com marcas como Capricho e Hello Kitty. “Os planners são focados no planejamento e organização da vida diária, semanal, mensal e anual. Seu diferencial é possuir duas ou mais visões diferentes em um mesmo produto, espaços para anotações de toda a semana e não somente de apenas um dia, como em uma agenda comum, garantindo, assim, mais organização e praticidade”, assinala Karina Marchini, gerente de produtos da Tilibra.


A Confetti, que trabalha com produtos mais detalhistas e personalizados, evidencia a linha na cor ouro, sucesso fashionista. Também há detalhes em glitter nas agendas femininas jovens, e a estampa Make-up, com desenho de bocas e olhos em cores chamativas. As agendas semanais possuem divisórias removíveis e a linha P&B, clássica da marca, tem páginas em material 100% reciclado. “A coleção 2018 contém ampla variedade de cores e estampas. São lançamentos de linhas com motivos clássicos em novos tons, passando por transparências até chegar ao neon”, diz Renata Pegoraro, marketing da Confetti.


Já a Foroni, que possui mais de 50 modelos entre agendas jovens, escolares e executivas, todas certificadas pela FSC (Forest Stewardship Council), importou da Holanda os materiais das agendas de escritório. “O uso de materiais importados, a aplicação de acabamentos com verniz UV ou glitter e os diferenciais internos, como bolsa de papel, adesivos e miolos com variações de cores e artes, agrega valor às agendas e atrai um público cada vez mais exigente”, evidencia Marici Foroni, diretora de marketing.


Todas as capas da nova coleção de agendas da DAC receberam o recurso de baixo-relevo como detalhe, com três novos modelos de capas femininas anuais nos tamanhos tradicional e mini, que cabe na bolsa, aposta da empresa. Na linha masculina, duas novas capas permanentes e três anuais. O foco foram estampas e materiais requintados.


A maior demanda das agendas continua sendo do público infantojuvenil, já que os colégios solicitam para ser o canal de comunicação com os responsáveis e para organizar a rotina escolar. Por isso, os personagens licenciados têm uma atenção especial. Os modelos de maior aposta da Foroni são os Minions, por conta do lançamento do filme “Meu Malvado Favorito 3”, no fim deste mês, Super Mario, e os bonequinhos Emoji. A empresa possui mais de 12 licenças, como Barbie e Batman. A Tilibra, que conta com cerca de 16 licenças no portfólio da nova coleção, aposta na Bela e a Fera e nas novidades Moana, animação da Disney, e Miracolous – As Aventuras de Ladybug, sucesso de audiência no canal Gloob. A Jandaia destaca as agendas Frida Kahlo para um público mais adulto, além de Frozen e a nova personagem Elena de Avalor, primeira princesa latina a protagonizar uma série da Disney.


 Consumidores fiéis


Por conta da atual vida agitada, com grande número de tarefas, não se pode depender apenas da memória para controlar os prazos. Por isso, a agenda é um item essencial. De forma organizada, as datas e os horários são administrados eficientemente. O maquiador e empresário Marcelo Hicho é um consumidor tradicional do produto e utiliza duas agendas, ambas da Imprimo. “Uso há cerca de 15 anos para organizar a minha vida: compromissos, aniversários, médicos, trabalhos, contas etc. Uma agenda fica comigo e a outra, no meu salão. Ter tudo anotado é fundamental! Quando acordo checo a agenda e antes de dormir também. Gosto das agendas da Imprimo, pois têm páginas amplas e individuais no final de semana, já que são os dias que tenho mais compromisso. Tentei usar a agenda eletrônica, mas a de papel é um costume meu”, destaca Hicho.


A estudante Maria Eduarda Costa, de 13 anos, como muitas crianças, escolhe todo ano um novo personagem para a agenda. Atualmente, ela utiliza a do personagem Bidu, da São Domingos. “Eu uso todos os dias para anotar os deveres de casa e provas da escola e também coloco as datas dos aniversários de amigos e da minha família. Gosto de capas divertidas, com personagens legais”, afirma.


 Isadora Albuquerque é concurseira há mais de um ano e tem um blog no Instagram (@estudar_bora) para incentivar e dar dicas para quem também quer passar em concursos. A agenda para ela é essencial na organização da rotina de estudos e de compromissos pessoais, e é um item que ela recomenda para os seguidores do blog. “Com a evolução tecnológica, temos diversos tipos de agendas eletrônicas, mas eu continuo dando preferência à agenda de papel, pois ela nunca nos deixa na mão. Já cheguei a perder todas as minhas anotações, fora a questão da bateria. Além disso, sinto mais liberdade com as agendas manuais, posso colorir, rabiscar, colar post-its. As agendas cumprem papel importante para organizar os horários e as matérias de estudo”, diz Isadora.

 

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