Revista da Papelaria

Início » Notícias / Escolar » Educação em foco

09/01/2018

   

Educação em foco

Faber-Castell participa de premiação que valoriza e dissemina projetos educacionais em todo o Brasil

A Faber-Castell foi uma das empresas patrocinadoras da 20º edição do Prêmio Educador Nota 10, voltado à valorização e à disseminação de projetos educacionais brasileiros. A professora Elisângela Dell-Armelinda Suruí, de Cacoa (RO), foi a escolhida como a Educadora do Ano. A partir do projeto Mamug Koe Ixo Tig, ela percebeu que os alunos da classe multisseriada, de 1º a 5º ano, que falam Paiter Suruí (língua indígena) tinham tanta dificuldade para escrever nesse idioma quanto para entender os materiais didáticos em língua portuguesa.


O resultado da iniciativa? A criação de um caderno de atividades de escrita e de leitura na língua materna, feito por meio da parceria entre a professora e os alunos, a fim de estabelecer relações com a língua portuguesa e com a língua de sinais, já que existem muitos surdos entre o povo Paiter.


Na ocasião, a empresa lançou também a plataforma on-line Co-Laborando, projeto que visa tornar as aulas mais criativas e interativas. O conteúdo, que é atualizado semanalmente, está de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino fundamental I. “Sabemos o quanto é importante a formação do indivíduo, e a Faber-Castell tem como premissa sempre apoiar iniciativas como o Prêmio Educador Nota 10, que prestigiam os professores do nosso país. Além disso, cada vez mais buscamos propor novas perspectivas de estimular o conhecimento”, declarou Marcelo Tabacchi, diretor-presidente da Faber-Castell, durante a cerimônia de premiação na Sala São Paulo. 


A plataforma possibilita aos educadores inovar sua maneira de ensinar utilizando recursos como vídeos, jogos e infográficos.  Seu conteúdo disciplinar engloba matérias do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. O objetivo do Co-Laborando é inspirar os professores oferecendo planos de aulas mais interativos que facilitem a rotina docente. Para isso, foram selecionados os melhores recursos disponí- veis atualmente no universo virtual para que, em poucos minutos, eles já consigam preparar a sua próxima aula. São desde vídeos, apresentações até games segmentados por eixo e assunto.   


Além da fácil navegação, a plataforma tem curadoria realizada por educadores do ensino fundamental, que conhecem as necessidades dos alunos nas salas de aulas e também sabem como otimizar o planejamento pedagógico. No Co-Laborando, os professores podem, ainda, se cadastrar, criar sua biblioteca, seguir outros colegas e postar conteúdo de sua autoria, além de ter acesso a dicas de ferramentas digitais e calendário com os eventos da área de educação, com abrangência nacional.

 

< Anterior | Próxima >