Revista da Papelaria

Início » Notícias / Escolar » A favor do aprendizado

15/01/2018

   

A favor do aprendizado

Carimbos pedagógicos são um recurso a ser oferecido a pais e professores de crianças da pré-escola

O período do volta às aulas faz com que toda a atenção dos papeleiros se concentre nos pais e responsáveis pela compra do material escolar. Além desses consumidores, que estarão nas carteiras durante o ano letivo, o período também atrai a atenção de professores e pedagogos, que começam a planejar suas aulas. Para esse público, a papelaria pode oferecer carimbos pedagógicos.


Esse tipo de produto é bem direcionado para crianças em fase pré-escolar – de 3 a 5 anos –, e seus principais compradores são os professores, que utilizam os carimbos como um estímulo a mais no processo de aprendizagem. Em geral, trazem frases motivadoras com desenhos ou letras e números para o processo de alfabetização.


De acordo com Verônica Figueiredo, professora de pedagogia do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), os carimbos com desenhos de objetos próximos à realidade da criança são interessantes para desenvolver a linguagem escrita e oral das crianças dentro de uma didática de aprendizagem de escrita espontânea


“Ele pode ser utilizado ao longo do ano pelo professor para observar a evolução do aluno. Por exemplo, o professor carimba um caderno com uma bola, um coração e uma estrela e pede para a criança escrever a forma que ela entende aquela palavra. Normalmente, as crianças menores gravam apenas as vogais, portanto, pode ser que no início do desenvolvimento dela ela escreva bola apenas com ‘ao’. Ao longo do ano, ela pode passar a entender melhor o som das outras letras e passa a escrever a palavra completa”, explica a profissional.


Proprietária da Carimbos do Professor, Neusa Florêncio explica que os produtos são direcionados para os professores, mas eles acabam tendo aceitação entre os pais. Em seu portfólio, os que apresentam maior saída são os de psicoavaliação, carimbos que trazem um desenho e uma frase estimulando a criança no desempenho de suas tarefas.

 

< Anterior | Próxima >