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Customização é a cara dos millennials

Por Alexia Alcantarino
14/01/2021 13:58
Artes e artesanatoFeatured
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    A febre de customização de tênis está de volta e carregada de itens de papelaria

    A conhecida geração Y (nascidos entre os anos 1980 e 2000, também conhecida como geração do milênio ou millennials) procura por novas experiências de consumo e tem cada vez mais exigido: individualização. É o que analisa a consultora de moda Costanza Pascolato em entrevista à Vogue Brasil. De roupas a objetos pessoais, essas pessoas se interessam por customização. A tendência da vez são os tênis, que estão cada vez mais presentes em tutoriais no YouTube, no Pinterest e nas tags de redes sociais, que já alcançam de meio milhão de publicações (#customshoes) a quatro milhões (#customized). 

    E não fica apenas nas redes sociais, o Google também percebeu a recorrência de buscas pelo termo “customização de tênis”, que há pelo menos três meses apresenta picos de procura, como mostra a plataforma Google Trends. Durante os 90 dias analisados, a mesma sub-região apareceu liderando as margens de procura: São Paulo. 

    Influenciando… com papelaria!

    Com o street style em evidência, os consumidores repensam suas demandas de consumo, muitas vezes alinhados às tendências das passarelas. Uma delas são os sneakers, adotados por grifes como a Gucci, que ressignificou o uso de tênis nos looks. Mas não parou por aí, e a customização também chegou aos pés de muitos influenciadores, como Renata Celi
    (@theceliart), que já contabiliza 225 mil seguidores no Instagram e mais de dois milhões de inscritos em seu canal no YouTube, dedicado aos seus desenhos. A influencer faz tutoriais de customização de tênis, entre outras artes, e dá muitas dicas de itens de papelaria. 

    Matheus Marinho começou customizando suas próprias roupas. Hoje atua profissionalmente e já participou do evento Game XP. Seu estilo, registrado aqui nas fotos do alto e da página ao lado, o levou a ser conhecido como ‘Incomum’. Nome que acabou adotando no seu perfil no Instagram (@inc0mum)

    Mas há também quem hoje viva da customização, caso de Matheus Marinho, do perfil @inc0mum. Sua trajetória com o meio artístico não poderia ser mais espontânea, conta: “Eu comecei fazendo nas minhas roupas, até que vi um tênis customizado em um Instagram lá de fora e pensei ‘acho que eu consigo fazer isso’. Fiz o teste, deu certo, coloquei a foto no Twitter e no dia seguinte eu já tinha 5 mil seguidores (risos)”. 

    Para a confecção das peças, Marinho diz que os marcadores Posca e as tintas Acrilex fazem parte da sua rotina de trabalho, o que o leva pelo menos de quatro a cinco vezes na semana à loja Caçula. No mês, é um investimento de aproximadamente R$ 200 a R$ 300. Sobre as cores preferidas, ele lista: “Acho que não tem uma cor que eu não use, mas quando faço algo para mim, as que não podem faltar são azul claro, rosa e roxo”. 

    Com pouco mais de um ano trabalhando com customização, a sua arte já chegou ao evento Game XP, no Rio de Janeiro. E foi lá que o apelido ‘Incomum’ virou a sua marca registrada. “Todos que viam os meus trabalhos falavam ‘Nossa! Que incomum’, aí pegou”, lembra aos risos. Para ele, a procura pela customização tem explicação: “Acho que tem vários motivos para isso, mas o principal é que todos querem ter algo único que diga muito sobre si, seja um objeto dentro de casa, uma roupa ou um tênis”. Além de tênis, o jovem empresário também customiza itens como notebooks e controles de videogame. 

    As marcas queridinhas 

    Não só para customizar, mas também para revitalizar o tênis, os marcadores Sharpie e Acrilpen, da Acrilex, estão presentes no dia a dia de Isabella Louise, de 19 anos. “A Sharpie é referência, o preto dela é mega preto. Em outras cores uso a Acrilpen. Nunca tive problemas, sempre deixo secar, lavo e depois tudo certo”, descreve.Ainda para Louise, o marcador Sharpie consegue ser utilizado para pintar até dois pares de tênis sem falhar: “Eu lavei meu tênis, pintei ele todinho com a caneta Sharpie e ele ficou novo. Quando eles estão desbotando ou perdendo a graça eu sempre dou uma corzinha”, conta. 

    O artista Fabiano Vinci tem dificuldade de achar os marcadores e tintas que precisa nas papelarias de sua cidade e acaba comprando na internet. #AlertaDeOportunidade

    Já para o tatuador Fabiano Vinci (@cabritocore), as marcas mais utilizadas são os marcadores Posca, as tintas de tecido da Acrilex e os pincéis da Keramik. Mas encontrar os marcadores em custo-benefício não é tarefa fácil em sua cidade, Poços de Caldas (MG). Por isso, Vinci realiza a compra deles na loja online Grafitti Artes e das tintas de tecido e pincéis na loja Casa da Embalagem, especializada em materiais para artesanato.

    De acordo com o tatuador, o valor dos marcadores nas papelarias e na loja de artesanato chega quase ao dobro do que costuma pagar online. Além de também não conseguir encontrar outros materiais dois quais necessita. “Quando são desenhos para completar caderno de flash, ou para desenho de cliente que vai virar tattoo, utilizo apenas lápis, marcador permanente e sulfite. Nas pinturas, papel Canson 300g, bico de pena e tinta nanquim nos traços. Nas cores eu uso aquarela líquida e nanquim. E eu compro tudo pela internet, eu só compro aqui na minha cidade em casos emergenciais, até porque a maioria das coisas que eu utilizo eu não encontro aqui, nem na papelaria e nem na casa de arte”, conta. 

    Sua história com as customizações começou despretensiosamente faz dois anos: “Eu fiz para um amigo que chegou ao estúdio onde eu trabalho com uma jaqueta jeans. Aí eu olhei para jaqueta dele e falei: ‘bora desenhar nela?’ (risos). Ele aceitou, disse que eu podia fazer qualquer coisa e daí  eu fiz a primeira custom. Mas como era a primeira eu não tinha muita noção, então foi um desenho mais simples, feito só com marcador permanente”, lembra. Sobre a rendibilidade, Vinci afirma que dependendo do tipo de customização consegue produzir de dez a 15 peças, entre tênis e jaquetas jeans. 

    Referência mundial!

    Segundo a Imex Brasil, representante da Sharpie no país, a marca é referência mundial quando se fala em marcadores. Aparece com muita frequência em filmes e séries nas mais diversas situações em que alguém está escrevendo ou desenhando algo. Quando se fala em tendência de consumo, lá está a Sharpie novamente. 

    Algumas grandes marcas, como a Nike e a Adidas, por exemplo, encorajam seus consumidores a estilizar seus tênis e torná-los únicos. E este conceito de exclusividade é o que encanta os consumidores, que de repente se tornam artistas e usam seus próprios calçados como “canva”. Pela sua característica de ser permanente e pela força da marca, a Sharpie protagoniza milhões de vídeos e fotos de customização de tênis pelas redes sociais. Inspiração é o que não falta. 

    A Imex trouxe recentemente ao Brasil sua linha de marcadores com ponta brush, indicada especificamente para o uso em tecidos, e as do tipo permanente. Os marcadores Sharpie Stained Brush Tip – ponta brush – contêm oito unidades e podem ser encontrados nas cores roxo, rosa, vermelho, laranja, amarelo, azul, verde e preto. O produto é indicado para uso em tecidos e de acordo com a marca não desbota com ciclos de lavagem comum. A Imex orienta que o item seja armazenado na posição horizontal e com as tampas para obter melhor desempenho. Os marcadores permanentes Sharpie Brush Tip permitem que o consumidor crie linhas finas, traços em negrito e sombreamento definido apenas os utilizando. Já que possuem ponta brush, possibilitam variar a largura das linhas e criar efeitos de pintura, unidos ao controle de um marcador. O produto contém tinta à base de álcool.

    • Tags:
    • Customização
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