CARREGANDO

Escreva para pesquisar

Mundo Digital

As conexões do mundo off-line

Compartilhe

Nessa última edição de 2019, resolvi escrever sobre as conexões entre as pessoas fora do aspecto virtual. Nesse mundo todo tecnológico, onde não conseguimos ficar uma hora sem ver o celular, como devemos manter o contato com amigos do mesmo ramo?

Aqui no Rio de Janeiro somos bem entrosados virtualmente e por incrível que pareça, essa relação acabou estreitando ainda mais o convívio real. Temos dois grupos de WhatsApp: um é descontraído e agrega todos os contatos de papelaria, empresários e representantes e o outro é 100% comercial, com 26 donos de papelaria e neste trocamos ideias e conversamos sobre o nosso setor e o panorama econômico do país.

Há 13 anos fazemos um encontro anual com todas as conexões do mundo papeleiro do Rio. Tiramos uma tarde para bater papo, rever os amigos e ouvir no final desse encontro o tão esperado discurso do Sr. Valdenor (na foto, o primeiro na mesa à esquerda), vendedor da Compactor há 50 anos, um exemplo a ser seguido.

Particularmente acho importantíssimo esse momento. Infelizmente não são todos os que podem comparecer, mas a presença é essencial para que as ideias sejam renovadas e as relações de amizade se perpetuem.

Sair um pouco desse mundo virtual e se conectar com as pessoas do mesmo ramo de atividade, me faz lembrar das histórias do meu avô… Esse tipo de acontecimento era comum nos almoços de final de ano promovidos por grandes fabricantes do ramo. Infelizmente esses eventos não acontecem mais.

Acredito que, em outras cidades, isso também aconteça. Mas se na sua ainda não criaram esse tipo de grupo, comece você mesmo com poucos. Depois o grupo crescerá e verás que vale muito a pena essa troca de informações.

Agradeço a oportunidade da Revista da Papelaria e a todos que leem minha coluna e informo que aqueles que quiserem entrar em contato para trocar ideias podem fazer pelo meu Instagram @romulopaismkt será um prazer responder todos.
Um Feliz Natal e 2020 repleto de conquistas!