CARREGANDO

Escreva para pesquisar

Opinião

O que esperar do mercado de impressão em 2020? Confira cinco tendências

Compartilhe

*Por Rodrigo Reis

Diferentemente do que muitos pensam, o mercado de impressões não acabou com a constante digitalização nos últimos anos. Pelo contrário: não apenas segue importante como também se transformou em importante apoio estratégico para o crescimento do negócio. Saber lidar com essa área na empresa reduz significativamente as despesas e aumenta a capacidade operacional da companhia. Contudo, trata-se de um setor que está em constante evolução e, para atingir os objetivos esperados, é essencial dar atenção às tendências esperadas para os próximos anos. Confira cinco novidades aguardadas para 2020:

1 – Aumento na proteção de segurança da informação

A preocupação com a segurança dos dados de uma empresa aumentou consideravelmente nos últimos anos, mas as políticas de proteção raramente englobam impressoras. Entretanto, esse cenário vai mudar a partir do próximo ano. A lógica é simples: documentos impressos carregam, na maioria dos casos, informações confidenciais que embasam a tomada de decisão dos líderes. Logo, como a maioria dessas máquinas possuem conexão sem fios, também são passíveis de ataques cibernéticos e, dessa forma, precisam de proteção.

2 – Oferta de serviços cada vez mais personalizados

A evolução tecnológica permitiu o desenvolvimento de projetos personalizados de impressão para as corporações, diminuindo os custos e aumentando a produtividade. Essa tendência segue em alta para 2020 por meio do outsourcing, isto é, da parceria com empresas especializadas na área que fazem toda a gestão de impressão e gestão de documentos. Uma opção também crescente nesse sentido é a inclusão de novos serviços de acordo com o segmento dos clientes.

3 – Impulso na transformação digital

Pode parecer estranho, mas as impressões podem ser importantes aliadas de uma empresa na implementação da transformação digital. A digitalização de processos é um caminho irreversível no ambiente corporativo e, dessa forma, é necessário ter uma política clara e bem planejada para a impressão de documentos. É necessário saber quais arquivos podem ser digitalizados e armazenados na nuvem e quais devem ser impressos para serem compartilhados em apresentações e reuniões. Isso reduz custos e evita desperdícios.

4 – Internet das coisas

O conceito de internet das coisas em si não é nenhuma tendência: está presente no ambiente corporativo há, pelo menos, cinco anos. Mas sua utilização voltada para as máquinas de impressão deve se acentuar a partir de 2020, permitindo que mais ferramentas possam se conectar e “solicitar” impressões, como smartphones wearables (acessórios com conexão, como relógios e pulseiras). Isso traz mais dinamismo e uma nova estratégia de impressão dentro da empresa. 

5 – Utilização sustentável dos recursos

O mercado de impressão é, certamente, um dos setores mais impactados com a sustentabilidade e utilização responsável dos recursos naturais. Afinal, a principal matéria-prima consiste em folhas de papel feitas a partir de árvores. Essa tendência já está no setor há algum tempo, mas em 2020 se torna estratégica. Empresas de todos os tamanhos precisam adotar políticas sustentáveis claras sobre a utilização dos recursos, reduzindo o impacto ambiental de sua operação.

* Rodrigo Reis é diretor comercial e sócio da Reis Office, empresa líder em outsourcing de impressão e soluções para digitalização, transmissão e armazenamento de documentos.

Sobre a Reis Office

Sempre orientada pela tecnologia e evoluindo junto ao mercado, a Reis Office acompanha o desenvolvimento do mercado de impressão desde que foi fundada, em 1984. A empresa tem como missão imprimir soluções e sempre levar as melhores inovações de outsourcing para seus clientes por meio de uma equipe qualificada e bem treinada. Líder em soluções completas para impressão, digitalização, transmissão e armazenamento de documentos, a companhia atua em parceria com grandes marcas como Brother, Canon, Kyocera e OKI. Além de trabalhar somente com produtos de alta qualidade, a Reis Office também conta com as certificações ISO 14001, que estabelece diretrizes sobre gestão ambiental, e ISO 9001, que define padrão de qualidade e sistemas em geral.