Muito se fala do poder da boa experiência do consumidor. Acredite! Ela está em detalhes seja sua papelaria física ou on-line.

Quando falamos de organização de loja, não estamos falando apenas dos produtos bem-posicionados e organizados, estamos falando da organização dos processos, dos fluxos, dos treinamentos, das pesquisas, da sinalização, da forma como coloca o preço, do atendimento, do pós-venda…
Fachada e home do site
Sim, podemos fazer uma analogia entre a fachada da sua loja e a home do seu site ou e-commerce. Se não for atraente e de cara o cliente souber quais soluções pode encontrar lá.
Vitrine e banner
Tanto na loja física como na virtual é necessário pensar em algo que chame a atenção. Ela deve ser personalizada, seja por datas comemorativas, seja por promoções. Ela é dinâmica, por isso chama a atenção a cada mudança e desperta o interesse no cliente.
Layout da loja e barras de navegação
Sim, ambos servem para direcionar o cliente a compra, a forma estratégica como você organiza seus produtos seja na loja física ou na virtual, vai fazer com que ele compre mais ou menos. A dica aqui é ter algo organizado, criando categorias principais que sejam intuitivas e sutis aos clientes.
Vendedor e tira-dúvidas
Na loja física o vendedor tem um papel importante, ele deve entender a minha dificuldade e me sugere soluções, parece fácil né? Mas muitas lojas treinam seus vendedores para vender e não para encontrar soluções para seu cliente, o que é diferente. A venda por si só é empurrar para o cliente e solucionar o problema do cliente é fazer com que ele tenha uma experiência na sua loja, seja apenas por você ter ouvido ele, ter dado atenção ao problema dele, ter sugerido soluções. O cliente pode sair da loja sem comprar nada, mas se a experiência dele foi boa, ele vai voltar e comprar.
Indicação e influenciadores digitais
O famoso “boca-a-boca” que conhecíamos antigamente hoje passou por mudanças e ele é feito por influenciadores digitais. Pessoas que tiveram uma boa experiência na sua loja irão te recomendar, irão te indicar. E essa pessoa não precisa ser um famoso ou influencer, pode ser a prima, a tia etc. Cliente fiel, vira fã e faz propaganda de graça. Então se atender todos os seus clientes como eles precisam ser atendidos, já terá meio caminho andado para divulgar de maneira assertiva o seu negócio.
Acessibilidade
Tanto na loja física como na virtual é importante pensar nas mais diversas formas de apresentar o produto, seja por foto, por vídeo, por áudio, mostre como usar, ideias de aplicação e pontos de exposição ajudam o cliente a visualizar como aquele produto pode ser usado quando for comprado por ele.
O cliente está mais exigente, mais conectado e mais informado. As lojas e papelarias precisam se atentar há como melhorar a experiência de compra do consumidor, a ter lojas verdadeiramente organizadas. No mercado hoje já existem profissionais de organização (personal organizer) especializados em lojas. Você já pensou em ter um?
Espero que as dicas desse artigo te façam pensar sobre a organização da sua loja de forma ampla, não apenas a organização do espaço, mas do tempo e dos processos. Organização e Papelaria têm tudo a ver, então esse casamento é perfeito.
Kalinka Carvalho é consultora em organização com especialização em organização de lojas