Criar e manter organizada a área de estudo ou de trabalho em casa é um desafio do qual sua papelaria pode ser uma grande aliada.
Durante a pandemia, muitos mercados apresentaram queda por conta da diminuição dos processos, porém a papelaria cresceu devido às aulas online (EAD). Muitas pessoas tiverem que montar um home office e famílias tiveram que criar atividades de lazer para passar o tempo de quarentena em casa.
Antigamente o home office era apenas um espaço na casa para ver alguns e-mails ou estudar de vez enquanto, mas com a pandemia esse local recebeu um novo significado e importância. Pessoas que nunca tiveram um home office, se adaptaram a essa nova realidade. No artigo de hoje vamos falar sobre as oportunidades no comércio que podemos encontrar com essa tendência.
Você lojista precisa entender primeiro a verdadeira função do home office para criar a melhor experiência e solucionar as principais dificuldades que o cliente pode encontrar. Ele serve tanto para o trabalho como também para os estudos. Vou dar algumas dicas para alavancar suas vendas:
- A escolha do melhor local. Existem casas pequenas que não tem um cômodo especificamente para isso, mas isso não é desculpa, mesas pequenas, dobráveis, cantinhos sem função podem tornar um home-office bem prático. Então que tal investir em produtos que tragam essa versatilidade e sugerir no seu ponto de venda ou e-commerce? Mesas dobráveis e portáteis podem auxiliar pessoas que não possuem um espaço destinado ao home office.
- Durante a pandemia, lojas de móveis tiveram que se reinventar, pois, mesas, cadeiras, e tudo que era necessário para montagem de um home office se esgotava rapidamente. E você lojista que não trabalha diretamente com a venda de móveis, mas com artigos complementares a montagem do home-office. Que tal montar e decorar um cantinho de home-office na sua loja usando seus produtos, isso inspira as pessoas e ajuda a realizar mais vendas. Aproveite e faça combos. Como o kit papelaria do empreendedor, onde colocar o básico que se precisa para trabalhar em casa, isso ajudará seu cliente a decidir pela compra de modo mais assertivo. Compartilhe também nas redes sociais o seu espaço de trabalho usando seus produtos, além de conectar os compradores você os inspira.
- O material de trabalho tecnológico também foi muito procurado: computadores, notebooks, hds, impressoras etc. A papelaria que antes era procurada apenas para a compra de material escolar, virou um local para se encontrar tudo que precisava para montar o local do trabalho, estudos e até lazer.
- A pandemia trouxe um esgotamento mental para muitas pessoas, que encontraram nas atividades de lazer como colorir, desenhar, lettering, artesanato etc. uma maneira de ocupar a mente para não surtar. A ideia aqui podem ser oficinas online, através de lives no instagram e youtube para seus seguidores, eles compram na sua loja e realizam a atividade em casa, olha que demais!
- Mães tiverem que organizar um espaço de estudos para os filhos que fosse agradável. O home-office tem que ter a nossa cara, pois passamos muito tempo nele. Com cada membro da família tendo que ter o seu espaço, a criatividade tomou conta dos lares. O espaço precisa ter objetos que façam a pessoa se sentir bem, que torne divertido estudar e trabalhar. O mercado de papelaria tem muitas opções para todos os gostos e bolsos, assim o espaço fica super aconchegante.
Mas me diz uma coisa, você conhece realmente o seu público? Que tal perguntar para ele através das redes sociais, e-mails ou pesquisas o que ele gostaria que tivesse na sua loja? É fato que pensamos que sabemos quem são nosso público, mas esquecemos de perguntar e ele do que ele gosta, o que ele espera. Aproxime mais do seu cliente!
Com todas as atividades sendo feitas de casa, fica bem complicado deixar tudo limpo não é mesmo? Que tal orientar seus clientes sobre não comer quando estiverem trabalhar, fazer pausas para isso, não esquecer de se hidratar e se alimentar bem, traga para suas redes e site, dicas que possam ajudá-los a serem mais produtivos e organizados em seus home office.
Agora vamos falar de organização, desse assunto eu entendo, que tal mostrar como seu cliente pode se organizar, através de lives com convidados mostrando como organizar os documentos, como fazer organização digital, como organizar seu material de papelaria, como ser mais produtivo, como ter mais foco, como aliviar o estresse, como cuidar da alimentação. Aproveite e use seus produtos com parceiros para ilustrar.
Não venda só clipes e canetas, venda soluções de organização e produtividade para seu cliente, venda experiências.
O home-office deixou de ser uma opção e se tornou uma obrigatoriedade para grande maioria, e mesmo pós pandemia essa será uma realidade para muitos, pois as empresas descobriram economia de tempo e dinheiro com esse modo de trabalhar. Então se você ainda não fez nenhum movimento de home-office no seu comércio ainda dá tempo.
Kalinka Carvalho é consultora em organização e produtividade