A profissão personal organizer surgiu nos Estados Unidos em 1983, quando 5 mulheres (Bewerly Clower, Stephanie Culp, Ann Gambrell, Maxine Ordesk e Jeanne Short) começaram ao oferecer serviços de organização em Los Angeles. Ela veio para o Brasil por volta dos anos 2000 e começou a ganhar espaço. Em 11 de março de 2014, durante a 1ª Conferência Personal Organizer Brasil, foi lançada oficialmente a ANPOP (Associação de Profissional de Organização e Produtividade). Agora em março de 2022 tivemos uma grande conquista para a profissão, que foi o reconhecimento da ocupação junto a CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) e em 4 de abril foi lançado o Dia Mundial da Organização, que será comemorado no dia 20 de maio no mundo todo.

O setor de organização cresceu mais de 30% nos últimos anos e durante a pandemia “o boom” foi ainda maior e vários fatores levaram a isso:
- Necessidade de organizar um espaço de trabalho (home office) e/ou estudos. Organizar passou a ser uma necessidade e não mais um luxo como era visto anteriormente.
- Reorganizar a rotina de todos na casa. Com ou sem uma ajudante do lar, muitas famílias não tinham um cronograma de atividades em casa e tiveram que adaptar as tarefas de todos na casa.
- Necessidade de mudança para uma casa maior ou menor. Com a ajuda da profissional o trabalho fica menos estressante, e durante a pandemia esse foi o mercado que mais movimentou a profissão.
- Reflexão sobre o excesso e acúmulo, além do aumento no interesse sobre estilos de vida como minimalismo e essencialismo.
O personal organizer pode ajudar:
- Organizar os ambientes;
- Estruturar as rotinas e processos;
- Auxiliar na organização do uso do tempo;
A importância dos itens de papelaria na organização, nāo sāo apenas caixas organizadoras, como muitos imaginam. Agendas, planners, calendários, pastas e arquivos, canetas coloridas, notas adesivas, imās, murais, fichário, cadernos, livros, eletrônicos, entre outros auxiliam da organização e na produtividade na casa, no trabalho e na vida.
Quais os tipos de parcerias que as papelarias podem ter com uma Personal Organizer?
- Organizaçāo da Papelaria – Exposição e Estoque;
- Treinamento com os funcionários sobre Processos e Fluxos;
- Workshops, Palestras e Cursos para atrair público para saber sobre algum assunto. Alguns exemplos: metodologias de organização e produtividade (bullet jornal, gtd, pomodoro, etc), como organizar o cantinho de estudos, a mesa de trabalho, home office, como usar uma agenda, planner, como fazer uma caderno de organização, como fazer seus próprios produtos organizadores personalizados, como reciclar itens para o organização, etc.
- Ajudar a montar cantinhos organizados dentro da loja para que o cliente visualize os produtos em seus ambientes. Isso ajuda ao cliente querer comprar aqueles produtos e levar para casa.
- Gerar conteúdo, fazendo lives, vídeos para as redes sociais das papelarias. Escrever posts para blogs, ou seja, ser uma influenciadora da papelaria.
As papelarias precisam olhar com outros olhos para as profissionais de organização. As lojas de Construçāo e Decoraçāo por exemplo, já possuem um espaço da Organizaçāo. As papelarias apesar de possuirem produtos para organizar, nāo estão explorando o potencial desse mercado e dessa profissão. Lembramos inclusive que para o trabalho a personal utiliza de diversos materiais de papelaria como etiquetadora (rotuladora), blocos adesivos, canetas, etiquetas, fitas métricas etc. Convidamos a todos os papeleiros a comemorar pela primeira vez o Dia Mundial da Organização no dia 20 de maio de 2022. Faça uma ação especial em sua papelaria, chame uma profissional do seu bairro ou região para juntos levarem organização, use a criatividade!