O ano de 2020 foi um momento de reinvenção para muita gente e para mim não foi diferente: depois de mais de 30 anos trabalhando em uma rede de papelarias com lojas em diversos shoppings de São Paulo, chegou a hora de seguir carreira solo em um ambiente diferente, o online.
Quando eu entrei no mundo da papelaria, em 1989, as lojas eram focadas em insumos para escritório e materiais para informática. Eu ajudei a transformar essa visão quando comecei a arrumar as lojas setorizando os produtos por cor, solicitando inclusive a diversos fornecedores que começassem a produzir itens com cores diferentes das tradicionais preta e cinza.
Esse mundo de cores e a organização setorizada ajudou a atrair outro público para as lojas: jovens que gostam de produtos fofos para o dia a dia, cadernos delicados e canetas coloridas para ajudar nos estudos, um embrião do que temos visto recentemente com a onda dos perfis focados em estudos no Instagram.
(Re)começando
No ano passado, depois de encerrar o meu ciclo na rede de papelarias em que eu trabalhava, fui convidada para participar de diversas lives, em que tive contato com profissionais do mercado de papelaria de todo o país e pude trocar experiências. Foi então que surgiu a ideia de abrir a minha própria loja, agora no online: a Mari4you.
O desafio é grande, já que para começar um negócio do zero precisamos edificar alguns pilares, como: planejamento, atração, relacionamento, desejo do consumidor, logística, entre outros.
Hoje em dia o meu cliente não tem a experiência de entrar na loja, o que é impagável. Por isso, eu busco criar um ambiente digital que remeta a mesma organização das lojas físicas: por cor e por situação, além de fazer com que a pessoa do outro lado perceba que ela não está conversando com uma máquina, que tem alguém para realizar o atendimento de maneira humanizada.
Atendimento humanizado
No online, precisamos ter em mente que cada papelaria deve ter uma identidade própria, que será transmitida na forma de comunicação com o cliente. Neste primeiro momento eu ainda não me sinto confortável para gravar vídeos no estilo TikTok, mas eu crio relacionamento por meio de fotos com frases inspiradoras, que incentivam as meninas a não desistirem e demonstram a minha gratidão por todo o engajamento.
Eu estou focando no atendimento humanizado, faço questão de atender todos os clientes com muita educação, de responder as dúvidas e enviar fotos dos produtos. Tenho clientes que não gostam de sites e que hoje em dia compram presentes para diversas ocasiões comigo: eu monto os kits e envio diretamente para a casa de quem será presenteado.
A persona que eu quero atender na minha loja é quem busca conexão, que vai se conectar comigo, tem confiança no meu trabalho e sabe que eu vou atender bem e fazer um pacotinho diferente com muito amor.
Showroom
Para trazer a minha experiência para o online de maneira diferenciada, eu criei um showroom. Eu organizo esse espaço como uma loja, onde além de receber clientes com hora marcada, e seguindo todos os protocolos de segurança, eu posso tirar fotos para o site e redes sociais que transmitam a sensação de aconchego.
*Maricelma Bueno é profissional do segmento de papelaria há 30 anos e criadora da Mari4You