• Assine
  • Anuncie
  • Acervo Digital
  • _________________
  • Notícias
    • Campanhas
    • Eventos
    • Lançamentos
    • Papo de Papelaria
  • Varejo
    • E-commerce
    • Gestão
    • Papelarias
  • Consumo
    • Consumidores
    • Tendências
  • Colunistas
  • Edições
  • _________________
  • Fale conosco
  • Sobre nós
Buscar
Logo
Logo
  • ASSINE
  • ANUNCIE
  • ACERVO DIGITAL
  • Sobre nós
  • Newsletter
  • Fale conosco
Logo
  • Notícias
    • Campanhas
    • Eventos
    • Lançamentos
    • Papo de Papelaria
  • Varejo
    • E-commerce
    • Gestão
    • Papelarias
  • Consumo
    • Consumidores
    • Tendências
  • Marcas
    • Fornecedores
    • Produtos
    • Representantes
  • Colunistas
    • Feira Escolar
    • Kalinka Carvalho
    • Luiz Renato Souza
    • Maricelma Bueno
    • Paulo Freire
    • Ricardo Carrijo
    • Romulo Pais
    • Sidnei Bergamaschi
  • Edições
Entrar
Bem-vindo! Entre na sua conta
Forgot your password? Get help
Política de privacidade
Recuperar senha
Recupere sua senha
Uma senha será enviada por e-mail para você.
Logo
  • Notícias
    • Campanhas
    • Eventos
    • Lançamentos
    • Papo de Papelaria
  • Varejo
    • E-commerce
    • Gestão
    • Papelarias
  • Consumo
    • Consumidores
    • Tendências
  • Marcas
    • Fornecedores
    • Produtos
    • Representantes
  • Colunistas
    • Feira Escolar
    • Kalinka Carvalho
    • Luiz Renato Souza
    • Maricelma Bueno
    • Paulo Freire
    • Ricardo Carrijo
    • Romulo Pais
    • Sidnei Bergamaschi
  • Edições
Login

O primeiro volta às aulas depois do corona! Vai acontecer ou não?

Por Ricardo Carrijo
20/09/2021 12:44
ColunistasRicardo Carrijo
Compartilhe
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

    Parece que foi ontem que o mundo dos negócios de papelaria começou a mudar! Entretanto, já faz mais de 15 de meses que o planeta Terra e também o nosso mundo das papelarias estão em uma rápida e dinâmica transformação, se adaptando a um novo normal. (Que já não é tão novo assim, não é mesmo?) Logicamente, a pergunta do título é apenas provocativa, a fim de despertarmos para a realidade e estarmos convictos de que é liquido e certo que vai acontecer o volta às aulas 2022, e o mais importante é que cada um precisa ir se preparando, desde já, para fazer bons negócios. Alguma novidade para um setor sazonal como o das papelarias? Nenhuma até agora!

    Fazendo uma rápida análise macrossetorial, sabemos que os estoques de materiais escolares existentes no varejo de papelaria baixaram; muita gente desistiu dos negócios por diversas razões. Podemos listar, entre elas, os aluguéis reajustados por valores absurdos baseados no IGPM; shoppings fechados com regras municipais e estaduais malucas, e infelizmente muitos brasileiros e brasileiras partiram para nunca mais voltar em função da terrível pandemia.
    Algumas mudanças estruturais no varejo em geral já se consolidaram (e no setor de papelaria não somos diferentes) e precisamos refletir um pouco sobre algumas delas.

    A primeira é o surgimento do chamado omniconsumidor – aquele cliente que aprendeu e se acostumou, durante o período de isolamento da pandemia, a utilizar outros canais de distribuição varejista, se tornou mais consciente e exigente e consegue avaliar mais rapidamente as diversas alternativas de preço e qualidade dos materiais escolares, seja sentado atrás de um desktop, seja com um smartphone na mão, e com apenas um simples clique fazer suas escolhas.

    Portanto, atenção à sua política de preços e não exagere nas margens, tenha atenção também aos produtos que vai oferecer no próximo volta às aulas, pois este omniconsumidor pesquisa muito mais rapidamente, compara a qualidade dos produtos e tem à sua disposição uma quantidade enorme de opções para comprar.

    O segundo ponto importante é que a renda dos consumidores caiu demasiadamente. Atualmente são mais de 15 milhões de brasileiros desempregados e com critérios muito mais rigorosos na hora de definir seus gastos. Só gastam com aquilo que realmente é necessário! Nada de supérfluos!

    Além desse desemprego recorde, a inflação no Brasil também está elevada e com tendência de alta, corroendo rapidamente o poder aquisitivo dos salários, por isso pais, mães e responsáveis serão muito criteriosos na escolha dos materiais escolares de seus filhos. Não será mais questão de gosto escolher os materiais, mas sim uma questão racional de caber no apertado orçamento das famílias brasileiras.

    Outro aspecto relevante a ser considerado é que, num cenário econômico difícil, a infidelidade dos consumidores aumenta tanto para produtos quanto para serviços, marcas e lojas. Portanto,fique atento a isso ! Divulgue sua loja para que ela não seja esquecida, escolha bem as marcas com as quais vai trabalhar; garanta que os produtos comprados junto aos fornecedores serão entregues a tempo e considere isso no planejamento de suas compras para o volta às aulas 2022.

    A certeza é que o volta às aulas 2022 vai acontecer e será muito melhor que o de 2021 (que praticamente não aconteceu). Você precisa se preparar desde já para conseguir bons resultados ! Faça suas compras, escolha as suas marcas preferidas, prestigie seus fornecedores tradicionais e prepare o seu plano de divulgação, assim tudo vai dar certo!

    Gostou desse conteúdo? Compartilhe e sinta-se à vontade para publicar no seu blog ou site! Dê o crédito assim: Fonte - Revista da Papelaria

    • Tags:
    • Edição 275
    Compartilhe
    Facebook
    Twitter
    Pinterest
    WhatsApp

      Assine nossa newsletter

      Para ficar sabendo das nossas novidades com antecedência, por favor, inscreva-se na nossa newsletter. E não esqueça de seguir-nos em nossas redes sociais!

      Destaques

      Tendências

      Inovação vem de família

      Redação -
      Papelarias

      Papelaria Cartucho é exemplo de superação

      Redação -
      Produtos

      Mais cor e criação

      Mariane Oliveira -
      Atualidade

      Técnicas artísticas, seguidores e oportunidades

      Luana Dandara -
      Papelarias

      Vila de Papel contagia os clientes

      Bruna Moraes -

      Artigos relacionados

      Scrapbook: eternizando memórias com a papelaria

      Procura por livros de atividades cresce em 2020

      Artesanato em MDF

      Unboxing: encantando e propagando a marca

      Logo
      • Edições
      • Assine
      • Anuncie
      • Sobre nós
      • Fale conosco
      • Política de privacidade
      Facebook
      Instagram
      Linkedin
      Twitter
      Youtube

      Desenvolvido por Aspin Tecnologia