
Não resta dúvida de que os contatos virtuais, principalmente através do Whatsapp, salvaram muitas lojas físicas desde o início da pandemia. A partir do momento em que não tivemos mais a presença dos clientes dentro das lojas, como iríamos efetuar as vendas? Muitas lojas que já vinham criando os cadastros dos clientes puderam sair na frente.
Atualmente, são diversos os tipos de integração virtual que você pode realizar para se comunicar com os seus clientes: e-mail, mensagens diretas em redes sociais e o WhatsApp, que tem se destacado muito em relação aos outros.
A maioria dos contatos via redes sociais são mensagens de comentários de posts ou stories, os e-mails já são considerados contatos mais formais, muitos jovens consideram até cringes, já o WhatsApp é, de fato, o meio pelo qual se concretizam mais vendas.
A partir do momento em que o cliente responde a uma mensagem de transmissão, a um destaque postado diariamente, ou envia uma mensagem direta à loja pelo aplicativo, cabe ao vendedor resolver da melhor maneira possível a sua necessidade e apresentar produtos que tenham relação com o que ele já está procurando.
Por isso, é importante ter um vendedor responsável por receber e responder essas mensagens, e devemos observar algumas características importantes em relação a esse profissional: ele deve escrever sem erros de português, falar na linguagem adequada para cada tipo de loja e ter o conhecimento completo dos produtos.
Além disso, é extremamente recomendável perguntar para todos os clientes que entram em contato com a loja se eles têm interesse em receber informações e novidades sobre os produtos uma vez por semana.
Você pode separar as listas de contatos dos clientes por tópicos, de acordo com a resposta deles a uma pergunta como essa: Quais os tipos de informação você gostaria de receber? A resposta poderia ser uma lista com as seguintes opções: 1 – Lançamentos, 2 – Promoções, 3 – Presentes, 4 – Material escolar, 5 – Material para lettering. Ao cliente, bastaria informar o número como resposta.
Assim, você separa os clientes nas listas de transmissão relacionadas aos assuntos que eles escolheram. Para quem não sabe, a lista de transmissão é uma ferramenta disponível no WhatsApp Business, em que é possível enviar mensagens para diversos contatos de maneira que cada um a receba individualmente em seu celular.
Outra tarefa relacionada ao WhatsApp que merece a atenção da equipe é solicitar ao cliente que salve o número da loja no celular, pois dessa forma ele poderá visualizar os status diários. O status do WhatsApp funciona como se fosse os stories do Instagram, os contatos podem visualizar e comentar. É importante informar o preço dos produtos na própria postagem, assim facilita muito o processo de compra para o cliente.
No caso de lojas on-line, o uso do WhatsApp tem aumentado, principalmente depois da criação de programas que fazem a filtragem das mensagens, já que é comum receber contatos de crianças que nos escrevem apenas por curiosidade.
Dessa forma, podemos receber apenas as mensagens que realmente precisam de atenção, seja para tirar dúvidas sobre produtos e disponibilidade, seja de quem necessite de ajuda para finalizar uma compra.
Assim como na loja física, é importante ter uma mensagem automática com o horário de atendimento e os dias em que não há suporte. Assim, o cliente já sabe que, por exemplo, em um sábado ou domingo ele não terá resposta.
Use todas essas ferramentas de contato com os seus clientes, mas lembre-se sempre de que o mais importante é responder de forma educada e o mais rápido possível, porque o seu concorrente já está fazendo isso.