CARREGANDO

Escreva para pesquisar

Atualidade

Como agregar conhecimento na ponta dos dedos

Compartilhe

A Revista da Papelaria selecionou alguns assuntos que possam interessar à aqueles empreendedores que queiram agregar conhecimento durante a quarentena

Com os comércios fechados, eventos suspensos e com o decreto de isolação social para evitar a propagação do Coronavírus, muitos empresários e lojistas estão em casa. Por isso, a Revista da Papelaria separou algumas dicas para fazer desse tempo, uma ferramenta de aprendizado para melhorar o negócio e agregar conhecimento.

Ouvir e aprender!

Os podcasts são textos e entrevistas em áudio, que cresceu 67%, de acordo da plataforma Deezer. Muitos consideram esse tipo de conteúdo como o “Novo Rádio”, por serem semelhantes a programas de rádio, mas com um estilo mais moderno.  A Bling, startup que oferece ferramenta completa para a gestão empresarial (ERP) de micro e pequenas empresas, elenca abaixo cinco podcasts que podem ajudar empreendedores a terem inspiração e novas ideias neste período.

Like a Boss: Apresentado por Rodrigo Dantas, CEO da Vindi e Paulo Silveira, CEO da Alura, o Like a Boss está na 5ª temporada e narra a história de empreendedores e startups inovadoras. Além de apresentar a trajetória de sucesso e fracassos destes empresários, também fala sobre a rotina e a agenda pessoal de cada um.

ResumoCast: Um podcast de resumo de livros sobre empreendedorismo, o ResumoCast traz gestores comentando seus livros favoritos. Apresenta insights sobre a obra e também conta como estes empreendedores colocaram os ensinamentos dos livros em prática. 

The CMO Playbook: Este podcast mostra um panorama sobre o que as pessoas mais inovadoras de marketing estão fazendo em seus mercados. Semanalmente, os apresentadores entrevistam os maiores CMOs, CEOs e headsde marketing do país. 

Do Zero ao Topo: Feito pela equipe do portal Infomoney, o podcast do Zero ao Topo mostra como empreendedores brasileiros saíram do nada para formar as maiores empresas do Brasil. Apresenta um formato dinâmico e depoimentos bastante honestos sobre o dia a dia dos empresários.

Lidercast Café Brasil: É o mais longo de todos, com média de duas horas de duração. Comandado por Luciano Pires, o Podcast entrevista líderes de vários segmentos e intelectuais, que dão uma verdadeira aula de empreendedorismo.

Papo ao vivo! 

Live Mercado & Consumo

Nos dias 1°e 3°de abril, a Mercado & Consumo, plataforma composta por notícias relevantes do mercado, apresenta por meio de lives, a série “Mercado & Consumo em Alerta”, para discutir formas de manter pequenas, médias e grandes empresas ou modelos de negócios diferenciados, inspirar empresários pelo exemplo de iniciativas e práticas de soluções ou reflexões encontradas por outras marcas durante a situação de isolamento social atual. 

A plataforma irá apresentar conteúdos nas sextas-feiras para falar sobre medidas que podem ser apostadas de imediato e recomendações. Já os assuntos das próximas semanas, serão definidos de acordo com os novos cenários e impactos mundiais.  

O evento online integra a agenda antecipada do LATAM Retail Show e visa discutir com lideranças do mercado o atual cenário nos âmbitos do varejo, consumo e economia. Os conteúdos estão disponíveis no canal o oficial da Mercado & Consumo, no YouTube.

Além disso, a série irá oferecer mais um episódio hoje, dia 8 de abril a partir das 8H.  Três líderes de marcas conhecidas no segmento do varejo irão se reunir para discutir mais ações e experiências relacionadas ao consumo no Brasil. Entre os confirmados estão: Flávio Rocha, presidente do Conselho de Administração do Grupo Guararapes; Marcílio Pousada, CEO da RD Raia Drogasil; e Juliano Ohta, diretor-geral da Telhanorte Tumelero.  A discussão estará ao vivo no aplicativo ZOOM, com inscrições aqui, ou então no canal oficial da Mercado & Consumo no Youtube.

Amanhã, dia 9 de abril, quinta-feira, outra live será feita sobre as estratégicas para hoje e o futuro, focada em foodservice. Mediada por Cristina Souza, CEO da GS& Libbra e Eduardo Yamashita, COO do Grupo GS& Gouvêa deSouza, os profissionais: Camila Velzi, Diretora Comercial da Rappi; Ely Mizrahi, Presidente do Instituto Foodservice Brasil; Pierre Berenstein, CEO da Bloomin’ Brands; Ricardo Marques, Vice-presidente de FoodSolutions da Unilever, estarão apresentando suas visões e estratégias a partir das 8H. 

New Office e a Revista da Papelaria

            A Revista da Papelaria, representada pela editora-chefe Rosangela Feitosa, foi convidada pela equipe da New Office, evento que promove encontro de papeleiros pelo Brasil, para falar, em uma live no Instagram, sobre o Mercado da papelaria. Adaptações e estratégias baseadas no mercado, relacionamentos com os studygrams e eventos, parcerias com lojistas e marcas e a missão essencial da revista: conectar papeleiros, marcas e consumidores em um só lugar, foram exemplos de assuntos discutidos. Também conversaram sobre o tema da última edição da revista: e-commerce, que está em alta no momento atual.

Aprender sem sair de casa!

Universidade Martins do Varejo

A Universidade Martins do Varejo, centro de excelência no desenvolvimento e aplicação de tecnologia voltada para o crescimento do segmento, junto ao Flix do Varejo, está disponibilizando cursos online gratuitos sobre diversos assuntos de negócios e empreendedorismo, para desenvolver aqueles que se interessarem sem sair de casa. Aulas sobre Gestão de Pessoas, Gestão de negócios e inovação, são exemplos dos conteúdos disponíveis na plataforma. 

Cursos Eduk

A plataforma de ensinos online, Eduk, disponibilizou alguns cursos que oferecem em seu site, gratuitamente, para que seus seguidores possam aprimorar diversos conhecimentos sobre o que mais se interessam durante a quarentena. Entre os conteúdos oferecidos, pode encontrar: artesanato, inovação de vendas e finanças, mundo digital, culinária e vários outros. 

Instituto Êxito de Empreendedorismo

A instituição sem fins lucrativos, Instituto Êxito de Empreendedorismo, que visa fomentar o espírito empreendedor, disponibilizou durante a quarentena cerca de 300 cursos gratuitos, guiados pelos sócios fundadores da plataforma. Com uma alta diversidade de temas, como: saúde, empreendedorismo, marketing, exatas, humanas e ensino infantil, pretendem discutir maneiras eficientes de estimular a mente de seus alunos e compartilhar conhecimentos. “Acreditamos que a educação empreendedora será um agente transformador do futuro do nosso país e, neste momento, aprender ‘de casa’ tem sido uma das maneiras mais eficientes para estimular a mente e ampliar o conhecimento”, relata o presidente do Instituto, Janguiê Diniz.

Conselho on-line!

A o Grupo GS& Gouvêa de Souza, que contribuí com uma plataforma estratégica formada por um virtuoso ecossistema de negócios, que tem como principal objetivo aplicar, desenvolver, inovar, analisar e agregar valor a setores ligados ao varejo, consumo, digital, franchising, shopping center e foodservice, disponibiliza em sua plataforma o Go On – Conselho Consultivo Gouvêa On-line, envolvendo um time de 20 sócios e diretores especialistas com competências complementares. 

Com a intenção de apoiar os líderes de negócios em um cenário de tanta complexidade e movida por seu propósito de Inspirar e Liderar a transformação de pessoas e negócios para melhor, eles poderão se reunir periodicamente e virtualmente para auxiliar nas estratégias em um amplo conjunto de temas. Exemplos disso, é transformação digital, gestão de pessoas, marketing, financeiro, investimentos, desinvestimentos, posicionamento de mercado, go to Market, eficiência operacional, gestão de estoques, precificação entre outros temas.

A missão do projeto éatuar na busca de soluções de demandas internas e apoiar nas decisões dos líderes envolvidos para ações do presente e futuro. “A complementariedade de competências, perfis e vivência é fundamental para a tomada de decisões de alta complexidade”, comenta Eduardo Yamashita, COO do Grupo GS& Gouvêa de Souza.

Tags: