CARREGANDO

Escreva para pesquisar

Destaque

Consumo e Abastecimento: como foi o webinar realizado pela feira Escolar

Compartilhe

O evento online contou com a participação de importantes nomes do setor e concedeu dicas valiosas aos lojistas

Na última quarta-feira (08), a feira Escolar Office Brasil promoveu seu primeiro webinar sobre o tema: ‘Consumo e Abastecimento: A relação entre marcas e comportamento de compras’. O evento contou com a presença de Guilherme Catta-Preta, diretor comercial da SUMMIT, Ricardo Cantizani, gerente regional de vendas da DAC e Paulo Freire, diretor comercial do Atacadão MEC. Sob mediação de Rosangela Feitosa, editora-chefe da Revista da Papelaria, os convidados discutiram sobre o atual funcionamento do segmento papeleiro e o que o varejo deve considerar para obter sucesso.

Para assistir ao webinar na íntegra clique aqui.

Tendências

A aliança entre a indústria e o varejo para analisar as tendências de consumo foi um dos primeiros pontos abordados no webinar. Além disso, reforçaram a importância das marcas identificarem os novos comportamentos e anseios dos consumidores para os lojistas construírem um mix de produtos assertivo. Guilherme Catta-Preta, diretor comercial da SUMMIT, destaca a necessidade das marcas se comprometerem a auxiliar o varejo nesse processo.

A DAC, por exemplo, para o próximo Volta às Aulas contará com 500 lançamentos, o que segundo Ricardo Cantizani, gerente regional de vendas, se alicerçou com a percepção de desejo dos consumidores. Para ele, as redes sociais foram peças fundamentais tanto para manter a aproximação dos clientes com os novos itens, quanto para criar o desejo de compra. Por outro lado, a mídia social também foi apontada como um importante elo entre as marcas e os lojistas. Seja para divulgação dos lançamentos, quanto para auxiliar na comunicação de cada produto.

Papelaria em tempos de isolamento

Segundo Paulo Freire, diretor comercial do Atacadão MEC, a busca por oportunidades ainda que em momentos de crise faz diferença no potencial dos negócios. Com esse olhar, o Atacadão MEC alcançou um aumento de 2.000% de faturamento em sua loja online. Este aumento foi analisado levando em consideração este mesmo período do ano passado.

Além disso, ainda segundo o gerente comercial, a procura por itens de escritório e higiene também cresceram, o que para ele, ajudou a equilibrar a queda de procura por itens rotineiros de papelaria. Como dica aos lojistas, Freire ressalta a importância em estar atento as demandas de seus clientes e ter os lançamentos presentes na loja.

A figura do Representante Comercial

Apelidado como a “Escolar Office Ambulante”, os convidados apontaram a importância em manter o relacionamento com os representantes seja por plataformas como WhatsApp Business ou programas fornecidos pela própria marca. Caso da DAC, que fornece um canal online para os lojistas e representantes com a disponibilidade de vídeos tanto para conhecimento dos lançamentos, quanto para ajudar a replicá-lo em suas próprias redes sociais. Já a SUMMIT, apontou que seu e-commerce já está em desenvolvimento e também  auxilia seus representantes com catálogos digitais, prospecção de clientes e fornecimento de conteúdo.

Volta às Aulas

Sobre a próxima temporada a palavra da vez é: otimismo. Para os três convidados, ainda há perspectiva de destaque no próximo período. Com inovação, adaptabilidade e planejamento, o setor pode esperar uma melhora gradativa para o segmento. Para o varejo, a dica é desenvolver sensibilidade nas oportunidades que cada produto pode gerar para a sua loja.

Os participantes do Webinar

Guilherme Bokel Catta-Preta é engenheiro de Produção pela PUC/RJ com MBA pela The Wharton School da Universidade da Pennsylvania. Antes de iniciar sua trajetória como sócio-diretor da SUMMIT, trabalhou na SC Johnson Wax, no Rio de Janeiro; na Racine, nos Estados Unidos; e no Banco Garantia, em São Paulo. 

Ricardo Cantizani é gerente regional de vendas da DAC e palestrante motivacional.

Paulo Freire é diretor comercial da Livrarias MEC. Formado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco, tem MBA em Gestão em Varejo, também pela UFPE, e MBA em Marketing pela FGV.

Rosangela Feitosa é jornalista pela UFRJ, diretora da Hama Editora e editora-chefe da Revista da Papelaria.

Tags:

Você pode gostar também

Conteúdo relacionado