• Assine
  • Anuncie
  • Acervo Digital
  • _________________
  • Notícias
    • Campanhas
    • Eventos
    • Lançamentos
    • Papo de Papelaria
  • Varejo
    • E-commerce
    • Gestão
    • Papelarias
  • Consumo
    • Consumidores
    • Tendências
  • Colunistas
  • Edições
  • _________________
  • Fale conosco
  • Sobre nós
Buscar
Logo
Logo
  • ASSINE
  • ANUNCIE
  • ACERVO DIGITAL
  • Sobre nós
  • Newsletter
  • Fale conosco
Logo
  • Notícias
    • Campanhas
    • Eventos
    • Lançamentos
    • Papo de Papelaria
  • Varejo
    • E-commerce
    • Gestão
    • Papelarias
  • Consumo
    • Consumidores
    • Tendências
  • Marcas
    • Fornecedores
    • Produtos
    • Representantes
  • Colunistas
    • Feira Escolar
    • Kalinka Carvalho
    • Luiz Renato Souza
    • Maricelma Bueno
    • Paulo Freire
    • Ricardo Carrijo
    • Romulo Pais
    • Sidnei Bergamaschi
  • Edições
Entrar
Bem-vindo! Entre na sua conta
Forgot your password? Get help
Política de privacidade
Recuperar senha
Recupere sua senha
Uma senha será enviada por e-mail para você.
Logo
  • Notícias
    • Campanhas
    • Eventos
    • Lançamentos
    • Papo de Papelaria
  • Varejo
    • E-commerce
    • Gestão
    • Papelarias
  • Consumo
    • Consumidores
    • Tendências
  • Marcas
    • Fornecedores
    • Produtos
    • Representantes
  • Colunistas
    • Feira Escolar
    • Kalinka Carvalho
    • Luiz Renato Souza
    • Maricelma Bueno
    • Paulo Freire
    • Ricardo Carrijo
    • Romulo Pais
    • Sidnei Bergamaschi
  • Edições
Login

Personal organizer tem papelarias como aliadas

Por Bruna Moraes
05/11/2021 07:29
ConsumoTendências
Compartilhe
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

    Segmento de organização está em contínuo crescimento e pode ser oportunidade de negócio. Já pensou em focar no personal organizer?

    Criada na década de 1980, nos Estados Unidos, a profissão de personal organizer passou a ser conhecida no Brasil apenas nos últimos anos. Impulsionada pela pandemia, a carreira, que utiliza diversos produtos de papelaria e pode ser uma boa oportunidade de negócio, cresceu mais de 30% desde 2019, segundo dados da empresa OZ! Organize Sua Vida. Organizador do evento Personal Organizer Brasil (POB), José Luiz Cunha estima, ainda, que o mercado de organização de residências e escritórios movimenta cerca de R$ 10 bilhões por ano no país.

    “A estimativa é baseada em alguns levantamentos do setor. E pensando que nos Estados Unidos o mercado movimenta US$ 40 bilhões anualmente, uma estimativa de R$10 bilhões para o Brasil é bem factível”, afirma Cunha. O serviço tem o objetivo de ajudar na otimização de espaços, oferecendo soluções práticas para deixar a rotina e os ambientes mais funcionais de acordo com as necessidades de cada cliente.

    Organização transforma

    Segundo a personal organizer Cris Telésforo, dona do perfil @cristelesforo.organiza no Instagram, a arrumação dos espaços promove diversos benefícios, destacados ainda mais pela pandemia. “A organização de ambientes é um caminho sem volta, e essa se tornou uma necessidade mais evidente nos últimos meses, com as pessoas trabalhando em casa. A organização traz mais praticidade para o dia a dia. Com cada coisa em seu lugar definido, os objetos ficam mais fáceis de serem encontrados, trazendo, ainda, uma sensação de leveza e bem-estar”, resumiu.

    cris teleforo personal organizer

    “A organização traz mais praticidade para o dia a dia… e uma sensação de leveza e bem-estar”

    Cris Teléforo

    “A organização é transformadora e auxilia as pessoas a terem o total controle sobre seu tempo e sua vida. Outro benefício, por exemplo, é a economia do dinheiro. Quando você se organiza, sabe exatamente o que tem e não faz compras desnecessárias”, complementou Kalinka Carvalho, consultora, palestrante e produtora de conteúdo em organização residencial e pessoal. Além dos atendimentos, ela compartilha dicas em um blog e em seu canal do Youtube.

    kalinka caravalho personal organizer

    “A organização é transformadora e auxilia as pessoas a terem o total controle sobre seu tempo e sua vida”

    Kalinka Carvalho

    O serviço, basicamente, pode ser feito de forma presencial ou por meio de consultoria on-line em qualquer cômodo da casa e em empresas, contando com inúmeras variações. Kalinka, por exemplo, tem especialização em áreas como baby organizer, documentos, lojas, entre outros. “Tenho mais de 10 anos de carreira e acompanhei todo o crescimento e desenvolvimento do mercado. Nosso objetivo é criar sistemas para que a pessoa possa manter o local em ordem”, explicou Kalinka.

    Sinergia entre papelarias e organização

    personal organizer

    Em relação aos materiais, Cris contou que compra em papelarias da sua cidade, Salvador (BA), diversos itens para o trabalho como organizer. Na lista estão etiquetas, rotuladoras, caixas organizadoras, fitas adesivas, pastas para organização de documentos, fita métrica, mural de avisos e até planners. “Mas sinto falta de mais opções de caixas de papelão decorativas nas lojas, com diferentes tamanhos e materiais”, disse ela.

    Kalinka inclui no seu “kit básico” lápis, canetas e post-it. “Eu sou uma apaixonada por papelarias, no meu processo junto ao cliente uso diversos materiais de lojas do setor. Encontro itens do processo de organização e algumas caixas organizadoras de diversos modelos, mas na parte de organização pessoal e da casa ainda tem pouca opção, como planner de geladeira ou impresso para organizar o cardápio semanal ou, ainda, o cronograma de limpeza da casa”, destacou a profissional. Para ela, toda papelaria deveria investir em um cantinho de organização, com a possibilidade de testar os produtos. “O setor papeleiro ainda está conhecendo o mercado da organização. Quando comecei, há 10 anos, nem se imaginava que essas categorias seriam tão próximas”, pontuou.

    Insumos básicos

    A empresa de adesivos Pimaco sugere alguns artigos da marca que podem fazer diferença no processo de organização. Entre eles estão as etiquetas Inkjet Laser, as famosas etiquetas brancas, disponíveis em tamanho carta, A4 e A5; etiquetas multiuso com diferentes formatos e cores; etiquetas de congelamento, para a organização de alimentos, que resistem até -30ºC; e as etiquetas pretas, que além de organizar, são perfeitas para a decoração.

    “São diversos exemplos, mas um dos mais comuns é identificar os documentos em pastas com etiquetas: documentos pessoais, recebidos de pagamentos, informativos, entre outros. Fica muito mais fácil manter a organização por mais tempo, já que quando identificamos o que é ou a que se refere o espaço ou caixa, a tendência é mantermos a forma que arrumarmos do mesmo jeito”, afirmou Andréia Okuyama, marketing da Pimaco.

    Já a Dello oferece um mix extenso de itens de organização, como maletas de arquivo, organizadores de mesa e pastas suspensas. “A pasta suspensa é o produto ainda mais acessado nos escritórios e home offices até hoje. Na loja, deve ser bem exposta e ter opção de cores. Já as maletas são pouco exploradas pelas papelarias, mas têm ótima saída. Devem ser colocadas ao lado das pastas, pois oferecem ao cliente a possibilidade de transportar seus documentos para onde ele quiser e se abastecer de refil quando necessário. A maleta cristal com pastas coloridas é curva A na Dello”, detalhou Fabio Januário, trade marketing da marca.

    Segundo ele, o público feminino é responsável por 70% das compras de artigos para organização, e o período do volta às aulas é o momento em que o consumidor está mais propício à compra desses produtos. “Recomendamos que o lojista exponha os organizadores de mesa junto com porta-canetas, porta-revistas, caixas para correspondência e arquivos para pastas que não possuem alça, como a caixa arquivo vazada, usando a técnica de ’usabilidade’. Isso entrega ao consumidor a melhor experiência para compreender a categoria”, explicou Januário.

    Em dezembro de 2020, a Colacril-GrupoCCRR comprou a Pimaco da Bic. A tradicional marca de etiquetas tem um amplo portfólio de itens que auxiliam o trabalho das personal organizers. Destaque para a linha de etiquetas pretas.

    kit dello para personal organizer

    A Dello se posiciona como “a marca da organização” e consolida esse propósito com seu diversificado mix de caixas e pastas. Entre esses itens, estão as pastas com estampas inspiradas no universo da moda e a maleta cristal com pastas coloridas.

    Gostou desse conteúdo? Compartilhe e sinta-se à vontade para publicar no seu blog ou site! Dê o crédito assim: Fonte - Revista da Papelaria

    • Tags:
    • Edição 275
    • Organização
    • pandemia
    • papelaria
    • personal organizer
    Compartilhe
    Facebook
    Twitter
    Pinterest
    WhatsApp

      Assine nossa newsletter

      Para ficar sabendo das nossas novidades com antecedência, por favor, inscreva-se na nossa newsletter. E não esqueça de seguir-nos em nossas redes sociais!

      Destaques

      Tendências

      Inovação vem de família

      Redação -
      Papelarias

      Papelaria Cartucho é exemplo de superação

      Redação -
      Produtos

      Mais cor e criação

      Mariane Oliveira -
      Atualidade

      Técnicas artísticas, seguidores e oportunidades

      Luana Dandara -
      Papelarias

      Vila de Papel contagia os clientes

      Bruna Moraes -

      Artigos relacionados

      Conheça o Dia Mundial da Organização

      Personal Organizer e Papelaria: uma parceria de sucesso

      Uma bagagem surpreendente

      O encantador universo dos geeks

      Logo
      • Edições
      • Assine
      • Anuncie
      • Sobre nós
      • Fale conosco
      • Política de privacidade
      Facebook
      Instagram
      Linkedin
      Twitter
      Youtube

      Desenvolvido por Aspin Tecnologia