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Dia dos Pais: sua papelaria já está preparada?

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Com a gradual retomada do comércio, saiba como as papelarias podem se preparar para o Dia dos Pais

Nem só de volta às aulas vive uma papelaria e as datas comemorativas podem e devem estar no radar dos empresários do segmento. Com a retomada do comércio físico e o Dia dos Pais se aproximando, o varejo precisa estar atento para antecipar as demandas dos clientes e saber comunicar o seu mix de produtos. 

Apesar da recente flexibilização, alguns lojistas ainda sentem a baixa expectativa relacionada a data. Para Romulo Pais, da Ipanema Papéis, em termos de geração de negócios, o Dia dos Pais vem depois do Dia dos Namorados e Dia das Mães. A loja físcia do empresário está sendo decorada para a data, a vitrine elaborada e os pedidos de gifts  também em dia com os fornecedores.

Em relação ao mix, entre os itens, Romulo aponta porta-retrato, canecas, taças,e porta-canetas como as propostas da loja, completa: “O Dia dos Pais também puxa muito para o avô, também temos um mix legal para eles e vende bastante”. Ainda sobre o assunto, Romulo dá uma dica importante. Ele não investe em produtos que venham escrito “Feliz Dia dos Pais” e na sua loja existe uma seção para deixar os itens masculinos e que contemplam os pais. “São presentes que vendem mais na data comemorativa, mas estão sempre vendendo, sempre tem alguém ao longo do ano que procura um presente para o pai”, explica. 

A papelaria online, Clube do Estudante, também não deixou de investir na data e montou kits com canetas e caneca personalizada. Já a personalização ficou por conta de uma parceria que realizou com a loja @personalizei.oficial. Para Italo Ferreira, proprietário da loja, a iniciativa é uma forma de levar amor e alegria aos pais. Sobre a ideia da parceria, conta que para além das datas comemorativas, há a intenção de também preparar kits para os estudantes e concurseiros. 

Vamos aos números

Em análise realizada por meio da plataforma Google Trends, o termo “Dia Dos Pais Papelaria”, nos últimos sete dias, apresentou picos no índice de procura pelos internautas em 95 (22 de julho), seguido de 50 (24 de julho), 61 (25 de julho) e 85 (27 de julho). De acordo com a plataforma, “os números representam o interesse de pesquisa relativo ao ponto mais alto no gráfico de uma determinada região em um dado período. Um valor 100 representa o pico de popularidade de um termo. Um valor de 50 significa que o termo teve metade da popularidade (…)”. 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Méliuz, empresa de cashback, o Dia dos Pais será celebrado com presente por 69% dos brasileiros. Entre os respondentes, 79% pretendem fazer a compra do presente, exclusivamente, em lojas online – sendo que destes, 94,7% vão receber o pedido em casa e apenas 5,3% devem retirá-lo em uma loja física. Já os demais, apenas 11,7% devem comprar o presente em lojas físicas e/ou online e 8,4% vão optar por fazer compras apenas em lojas físicas.*Com informações do portal Mercado e Consumo

Como preparar a loja 

Para entender como as papelarias podem realizar estratégias efetivas para o Dia dos Pais, a Revista da Papelaria conversou com a professora de pós-graduação em marketing da Estácio, unidade Brasília, Amanda Mendonça Ozeki. Confira a entrevista completa abaixo:

Revista da Papelaria: Que tipo de mix de produtos as papelarias podem investir nesta data?

Amanda Mendonça: Acho legal pensar em algo temático e criativo de profissões, porque agora o pai está naquele momento home office, para ele também se sentir importante naquele cantinho. Está comprovado que ter esse espaço em casa faz o tempo e o trabalho renderem mais, daí vira um ideia de presente mesmo. Então talvez um porta canetas, mousepad, mouse, fone de ouvido, uma agenda, um paper de planejamento. Acho que tem que ser criativo neste momento. 

Revista da Papelaria: Com o online, como fazer as ações? 

Amanda Mendonça: Se a ideia é aproveitar essa sazonalidade de Dia dos Pais para vender mais, então é preciso criar um planejamento com linhas de itens personalizados, que se diferencie de outros presentes. Além disso, também alinhar a jornada de compra do cliente, ou seja, vai ser venda no Instagram, no Whatsapp…? O importante é estar alinhado com a campanha de Dia dos Pais para não ficar solto. Agora se o objetivo é o fortalecimento da marca, como por exemplo número de seguidores, é legal fazer algum sorteio: “Marque o pai que merece ganhar isso”. Também é possível usar um digital influencer enviando um produto legal e divulgar de forma espontânea.

Revista da Papelaria: Para as papelarias que já estão de portas abertas, o merchandising pode ser uma estratégia para o ponto de venda?

Amanda Mendonça: O visual do ponto de venda precisa estar atrativo sempre, as ações de merchandising sempre são positivas principalmente quando são rotativas, criativas e ofertam novidades. 

Revista da Papelaria: Consegue citar o que não deve ser feito de jeito nenhum na hora de fazer a comunicação voltada para o Dia dos Pais? 

Amanda Mendonça: É necessário um equilíbrio entre o atrativo e o apelativo. Uma campanha sempre precisa ter um tom amigável e ser de bom gosto. Tudo alinhado com um planejamento e uma campanha adequada para o momento. O que está no on-line é importante estar também no ponto off-line, no ponto de venda, isso gera credibilidade pois demonstra alinhamento. 

Revista da Papelaria: Se tivéssemos que montar um passo a passo de como acontece um bom planejamento de comunicação, como ele seria?

Amanda Mendonça:  1-
Fazer um diagnóstico, levantamento de pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades; 2- Redesenhar o tipo de público, personas para quem irá comunicar, descobrir as dores e quais gostos, hobbies e buscas desse potencial cliente; 3- Criar um planejamento estratégico com objetivo, metodologia e criar campanhas com linhas de conteúdo adequadas;  4- Investir  em treinamentos de vendas, atendimentos da equipe; 5 – Operacionalizar esse planejamento, fazer as ações e mensurar os resultados.

Revista da Papelaria: Existe alguma dica-chave de estratégia de vendas para datas comemorativas?

Amanda Mendonça: Investir em educação corporativa, toda empresa que aperfeiçoa seus colaboradores, se diferencia dos concorrentes e sai na frente no atendimento.

Gifts para ele

Para o dia a dia

A coleção da Fricote, para este ano, foi pensada para os pais que nesses tempos atuais que cuidam e compartilham afeto e amor com a família. A almofada Fricote dessa vez veio estampada com a frase principal desta coleção: “Eu tenho um herói eu o chamo de pai”. Além disso, a Fricote trouxe uma necessaire que possui um compartimento de zíper e promete ser prática para o dia a dia. Já a samba-canção foi considerada um item indispensável no  guarda-roupa principalmente nos tempos de home office. Disponível nos tamanhos M e G. A caneca de porcelana de 275 ml e o copo tulipa feito de vidro (200 ml) também marcaram presença na coleção. 

Muita papelaria…e amor!

Os lançamentos da Fina Ideia contam com porta-lápis e porta-trecos feitos de MDF, revestidos em papel couché. Além disso, os blocos de anotação contam com 200 folhas serrilhadas brancas em papel offset 63g e acompanha uma caneta. Já os cartões da linha artesanal e mix têm aplique especial na capa e frase na parte interna. 

Gifts para todos os tipos de pai

A linha da Cartões Gigantes promete agradar todos os tipos de pai. Além dos cartões postais, a marca apostou em chaveiros de madeira que carregam mensagens de carinho. Para esse ano, empresa lançou uma caixinha que vem com dois porta-copos com mensagens especiais, ideal para um “happy hour” com os amigos e família. Já a linha de papelaria organizacional, tem blocos mensais, semanais e diários com visuais mais sóbrios e discretos. 

Para usar com carinho

A Sude Presentes conta com uma linha com quatro modelos voltados para os pais. A caneca de porcelana com 330 ml conta com frases como “Pai você é o cara”, “Pai para toda obra” , “Pai você é o meu orgulho” e “Melhor pai do mundo é você”. Além disso, é possível encontrar os copos com canudo (450 ml), almofadas (35x35cm), avental de tecido, porta retrato em MDF (20cm x 20 cm) e cesta em papel triplex com as mesmas frases. 

Utilidade e praticidade para ele

A Zona Criativa preparou uma extensa linha voltada para o Dia dos Pais. Entre os destaques da marca, está a caneca que conta com uma campainha (650 ml), a garrafa com xícara, ideal para os consumidores que não gostam de utilizar a boca da garrafa e a placa porta-retrato pai, ideal para decorar os ambientes com a foto de alguém especial. Além destes itens a Zona Criativa também apresenta modelos de almofadas, porta-retratos e copos. Para você conferir todos os lançamentos da marca, clique aqui.

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