Editorial: Uma nova perspectiva
A chegada de um novo ano é sempre revigorante. Ainda mais se o ano que termina encerra uma década tão polêmica e desgastante para a política e para a economia. 2019 foi um grande desafio, e isso ecoou na retrospectiva que realizamos ouvindo fabricantes, importadores e lojistas. Por outro lado, foi o ano em que as marcas e revendedores experimentaram um contato direto com seus consumidores jamais visto.
As redes sociais esbanjaram criatividade e interatividade encurtando os caminhos entre quem desenvolve, produz e vende e quem consome artigos de papelaria. O cenário é diferente. Alguns modelos de relacionamento com o cliente não funcionam mais. No entanto, há muitas oportunidades sendo criadas nesse setor. Apesar de tanta novidade passando nos feeds ou nos stories das redes sociais, ainda prevalece o fato de que quem é mais sensível e ágil vai saber aproveitar todas elas.
2020 é promissor! O consumidor é mais consciente do valor do seu dinheiro, mais sustentável, mais exigente e tem mais voz. As marcas estão ainda mais conscientes desse perfil e das variáveis que determinam o almejado sucesso. As papelarias saem da choradeira, arregaçam as mangas e vão se conscientizando de que devem assumir a responsabilidade de se tornarem suficientemente atraentes para levar o consumidor até suas lojas físicas ou virtuais. É o momento da consciência!
Além da retrospectiva de 2019, esta edição elenca algumas dicas para você realizar o planejamento estratégico da sua empresa e um calendário promocional para ajudá-lo a organizar ações em sua papelaria. Reunimos também ótimas opções de suportes ergonômicos para escritórios e home-offices. Você já pensou em comercializar itens dessa categoria? E artesanato, tem público para produtos voltados para o hobby criativo? Em entrevista, Robertos dos Santos, da Caçula e do evento Rio Artes Manuais, dá dicas para quem pensa em investir nesse segmento. A leitura vale também para quem não pensa para entender o potencial desse nicho.
2019 vai ficando por aqui. Nós seguimos em frente desejando que você tenha uma boa leitura e ótimos negócios
Rosangela Feitosa – Editora
[email protected]
E mais:
Consumo
A rotina de Fernanda Faria, do perfil @newjudge_
Gestão
Pratique definir metas!
Veja como Moreno’s Papelaria segue obstinada a missão do patriarca da família.
Use e abuse das oportunidades de negócios do calendário.
Retrospectiva 2019
Desafios e conquistas do final da década.
Escolar
Panorama do Cartão Material Escolar pelo Brasil.
Office
O mercado dos apoios ergonômicos.
Organização
A versatilidade infinita dos bloquinhos autoadesivos.
Artes
O potencial de um setor que não para de crescer e tem tudo a ver com papelaria.
Negócios
Isoflex avança no mercado papeleiro mundo digital.
Conexões off line