Editorial: Um dossiê do início ao fim
O que normalmente é uma seção da nossa revista virou a revista inteira. Assim como o vírus, que normalmente é parte e virou tudo; invadiu e tomou conta da nossa vida neste 2020. Toda essa edição da Revista da Papelaria é um Dossiê sobre como a pandemia do coronavírus interferiu no setor de papelaria. Uma revista com uma única seção é um marco histórico para documentar – de modo inédito em sua trajetória – situações jamais vislumbradas: fechamento do comércio e de escolas, lares se transformando em escritórios e salas de aula, interrupção do consumo e o gradual retorno dele, mudanças radicais no mix de produtos, ações sociais, representantes sem visitas, o boom das mídias sociais (com destaque para o Instagram e WhatsApp) e cancelamento de feiras; tudo em menos de 90 dias.
Consumidores, marcas, empresas e governos estão sendo colocados à prova ao que rapidamente se convencionou a chamar de novo normal. A recente divulgação da Pesquisa Mensal do Varejo, produzida pelo IBGE desde 2000, dá a medida do desafio que está sendo enfrentado. O segmento Livros, Jornais, Revistas e Papelaria caiu 65,6% frente a abril de 2019, com recorde no campo negativo para toda a série do setor nas pesquisas do instituto. Só ficamos atrás do setor Tecidos, Vestuário e Calçados, que recuou 75,5%.
Se por um lado isso pode parecer desanimador, confesso que estou daquele lado que escolhe ver oportunidades. O desafio, a princípio, é recuperar o espaço no mercado. Mas também é um recomeço com mais profissionalismo, mais planejamento financeiro, mais relacionamento com o cliente, mais criatividade e, é lógico, com mais consciência sobre como escolher políticos capazes de gerar mais empregos e aumentar o poder de compra e a qualidade de serviços da população.
Desejo que você e os que são importantes para você estejam seguros e saudáveis. Que você esteja bem para vencer os desafios atuais e futuros e que encontre as oportunidades para fazer ótimos negócios!
Rosangela Feitosa editora
[email protected]
E MAIS:
Lojas fechadas
Em todo o país, lojas lançam mão das mais diferentes estratégias para manterem as vendas.
Lojas on-line
omo as papelarias on-line conseguiram se destacar em meio a tanta oferta.
Produtos com serviços
lubes de assinatura mantêm bom desempenho no período.
Instagram
Não dá mais para ignorar a importância das redes sociais no relacionamento das marcas com seus clientes.
Além da loja física
Todas as ferramentas disponíveis para manter o contato e fazer negócios mesmo com o comércio fechado.
Novo Consumidor
Como será o consumo depois de tudo isso? O que já pode ser percebido de diferente nos hábitos de consumo?
Marcas e fornecedores
Indústrias e importadores adaptam produção para diversificar o mix, promovem ações sociais e indicam os produtos mais procurados no período.
Representantes comerciais O impacto da pandemia na rotina de profissionais que vivem de relacionamento e visitas.
Feira de negócios
O cancelamento da feira Escolar simboliza a gravidade e a responsabilidade necessária para encarar o momento.
Mundo Digital
WhatsApp, veja os cuidados da ferramenta que pode salvar empresas da falência no artigo de Romulo Pais.