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Volta às Aulas

Influenciadores organizam ação em São Paulo

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Com a participação de marcas e de papelarias, grupo de influenciadores digitais do segmento organizam ação que ajuda o público a conhecer novidades das marcas envolvidas e cria demanda para o varejo do setor em todo o Brasil

No mês de janeiro, sete influenciadores organizaram uma ação em São Paulo, de volta às aulas, em parceria com diversas lojas e marcas. Um dos compro- missos foi o encontro com os seguidores que aconteceu no dia 12 de janeiro, na Papel Magia do Shopping Pátio Higienópolis.

Os influenciadores se conheceram pelo próprio Instagram e se encontraram pessoalmente pela primeira vez na feira Escolar Office, em agosto do ano passado. Desde então, surgiu a vontade de se reuni- rem novamente, ideia que foi amadurecida e transformada em uma ação de volta às aulas.

“Depois da Escolar Office, a gente criou um grupo de amigos, e o Felipe, do @studymed, deu a ideia de nos reunirmos. Seria só uma viagem de amigos mesmo, mas foram surgindo oportunidades de fazer essa ação de volta às aulas com várias marcas e, no fim, virou isso tudo”, relembra Lucas Medeiros, do @letrasdolucas.

Para Felipe Almeida, a receptividade e o apoio das marcas foi o primeiro sinal de que seria possível realizar uma ação muito maior do que eles pensaram no início. “Com o período de volta às aulas, a gente queria gravar alguma coisa para mostrar para a galera as novidades das marcas e, de repente, tivemos um estalo: entramos em contato com as marcas que nos relacionamos durante a Escolar, eles adoraram a ideia e apoiaram muito a gente”, afirma o estudante de medicina do @studymed.

Além de Lucas e Felipe, também participaram da ação: Fernanda Faria (@newjudge_), Isabella Park (@isabellasstudies), Lia Meira (@help_resumo), Patrícia Costa (@tipopaty) e Thaynnara Amorim (@thaypsiconcurseira). Esses influenciadores que organizaram ação em São Paulo, ficaram hospedados juntos em um apartamento e dividiram com seguidores vários detalhes dos momentos que passaram reunidos.

“Eu acho que quando os seguidores veem todo mundo junto, passa uma coisa muito incrível. Os stories estão bombando, nós estamos mostrando tudo para eles, o que a gente come, o que a gente faz… Acho que para o público isso é fantástico”, avalia Felipe.

Para a caçula do grupo, Lia Meira, do @help_resumos, a interação com os colegas in- fluenciadores é um dos pontos altos dessa ação de volta às aulas. “As marcas podem me conhecer, a gente pega o contato de algumas pessoas e nós, studygrans, nos co- nhecemos também, ficamos amigos e passamos a saber o estilo de cada um”.

Ação de volta às aulas

A ação de volta às aulas contou com o apoio de diversas marcas, como Stabilo, CIS, Cícero, Tilibra,JanSport, Newpen, Caderno Inteligente, Staedtler, Fina Ideia, Ipanema Papéis, Paper Home, Lepok e Papel Magia. Na maioria dos casos, eles realizaram visitas ao showroom das marcas e às lojas para produção de fotos e vídeos que foram postados nos respectivos perfis no Instagram e canais do YouTube.

Para as marcas, essa relação mais próxima é fundamental para que estejam conectadas com as novas mídias e é a forma como o público consome informações atualmente. “É uma nova geração. Muita gente conhece lojas e produtos pela rede social, com o trabalho dos influenciadores, e acho que é essencial a Tilibra fazer parte desse evento para acompanhar essa tendência”, avalia Adriana Tanaka, assistente de vendas da Tilibra.

Opinião compartilhada pela Newpen, marca de canetas que já criou produtos em parceria com diversos influenciadores digitais. “Os influenciadores ajudaram a Newpen a crescer. Estreitar o relacionamento com eles é uma missão bem difícil, porque cada um tem o seu jeito, mas acreditamos que eles são fundamentais tanto para a marca como para o consumidor final. É por meio deles que a gente consegue disseminar a nossa linha, e eles ainda ensinam como usar os produtos na hora de estudar”, conta Rodney Berthault, responsável pelo marketing da Newpen.

O marketing de influência é um dos pilares do marketing digital e pode ser fundamental para a decisão de compra de consumidor. “O marketing de influência existe para fortalecer o relacionamento das marcas com os clientes. É muito diferente quando a marca fala: ‘isso é legal’, e o influenciador diz: ‘isso é legal, compra’. Gera muito mais confiança, credibilida- de e, automaticamente, mais vendas”, explica Milu Spivack, responsável pelo marketing da Fina Ideia.

Do lado dos influenciadores, produzir conteúdo atrativo para o público e estreitar o relacionamento com as marcas são os principais objetivos desse tipo de ação que organizaram em São Paulo. “Eu acho que cria uma relação mais próxima com as marcas, principalmente as que antes eu não tinha contato, leva conteúdos novos ao meu público, ao pessoal que me segue, mostra os produtos novos que estão chegando nesta época de volta às aulas”, ressalta Fernanda Faria, do @ newjudge_.

Para Patrícia Costa, que trabalha com lettering, a aproximação com as marcas também gera networking, que pode resultar em contratações futuras para workshops e customizações de produtos em feiras e eventos. “Isso me ajuda principalmente a criar vínculos, porque as marcas passam a conhecer o meu trabalho e podem me chamar para ações em parceria quan- do precisarem de alguém que crie algo, como uma capa de caderno, ou que esteja com eles em algum evento”, afirma Patrícia, do @tipopaty.

Encontrinho na Papel Magia

Este foi o primeiro evento promovido pela Papel Magia em 2020, mas, no ano passado, a rede de papelarias espalhadas por 19 shoppings de São Paulo – realizou diversos encontros de influenciadores com seguidores em parcerias com marcas como a Fina Ideia e a Newpen.

“Nós gostamos demais de reunir o pessoal aqui, porque o nosso cantinho é uma papelaria diferente. Você pode entrar, pode mexer nas coisas: é uma experiência única. E, quando a gente reúne todo mundo, fica essa energia linda”, avalia Maricelma Bueno, da Papel Magia.

O empenho para a organização desses eventos é grande e passa por etapas burocráticas, como a autorização dos shoppings, e, por questões práticas, como encomendar brigadeiros (sempre presentes nos eventos da Papel Magia) e separar produtos para sorteios. Mas o esforço é recompensado pelos bons resultados.

“O retorno é positivo para os produtos e em relação à interação no Instagram. O encontro sempre é positivo para a Papel Magia. A gente troca muita experiência e conhece muita gente, hoje eu sou a vovó Mari da papelaria”, completa Maricelma.

A parceria da loja com os influenciadores é antiga e, por isso, a escolha do local para a realização do encontrinho não foi à toa. “A Papel Magia já é uma loja que sempre foi parceira da gente. Nós gostamos e admiramos muito, por toda a história. Nós escolhemos com muito carinho a Papel Magia para fazer o encontrinho, justamente por ser sempre parceira e aberta a todos”, conta Thaynnara Amorim, do @thaypsiconcurseira.

Próximos passos

Para os influenciadores, que organizaram ação em São Paulo, o pensamento já está nas próximas que poderão ser realizadas em outros locais, como no Rio de Janeiro, onde está localizada a Ipanema Papéis, uma das lojas apoiadoras, e nas cidades onde vive cada um dos influenciadores: interior paulista, Brasília (DF) e Vitória (ES). “A gente quer fazer mais vezes, porque está sendo uma experiência incrível. Já nos convidaram para ir a Vitória, queremos ir para a cidade de cada um e também para outros estados”, ressalta Isabella Park, do @isabellasstudies.

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