CARREGANDO

Escreva para pesquisar

Artes e artesanato

Destaques e lançamentos na ABRIN 2020

Compartilhe

16 de março de 2020

Texto e fotos Bruna Moraes

A Feira Internacional de Brinquedos contou com mais de 1500 lançamentos

Maior feira de brinquedos da América Latina e terceira maior do mundo – atrás apenas das realizadas na Alemanha e em Hong Kong – a ABRIN 2020 contou com 140 expositores, que apresentaram aos lojistas produtos variados, com destaque para os slimes, jogos de tabuleiros e brincadeiras com interação entre o digital e o analógico.

“A ABRIN tem 38 anos e está mais do que consolidada, começamos a partir da necessidade da ABRINQ (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos.) de juntar o mercado brasileiro. A feira apresenta os lançamentos e as tendências para o ano, que os consumidores encontrarão nas lojas brasileiras entre o meio do ano e o Dia das Crianças”, conta Luciana Ramos, gerente de negócios da Francal, organizadora da feira.

Além de ter crescido 22% em relação ao ano anterior, ocupando em 2020 uma área de 30 mil m2do Expo Center Norte, a ABRIN contou com outra novidade: a abertura num domingo, mudança que favoreceu a visita de pequenos lojistas que não poderiam deixar os seus comércios nos dias úteis.

“Esse ano tivemos a novidade de a ABRIN ter começado no domingo, o que gerou um resultado além das nossas expectativas. Fizemos um levantamento e descobrimos que tivemos mais de mil CNPJs novos, de empresas que não visitavam a feira, e que vieram no domingo”, explica Luciana.

O temor de que o Coronavírus atrapalhasse o evento não chegou nem perto de ser confirmado, já que no total 14.436 visitantes profissionais estiveram presentes nos quatro dias de feira. A expectativa é de que a pandemia também não afete a distribuição de brinquedos nas lojas brasileiras.

“O Brasil não vai sofrer com o desabastecimento de brinquedos porque nossas fábricas estão preparadas para atender a demanda que será transferida da China”, afirma o presidente da ABRINQ, Synésio Costa.

Entre os corredores da ABRIN – Feira Internacional de Brinquedos percebemos que uma tendência dos últimos anos segue em alta: os slimes. No entanto, as gelecas que conquistaram a criançada não são mais apenas coloridas, já que agora as marcas procuram agregar diferenciais à brincadeira, como aroma de frutas, pigmentos para brilhar no escuro e até um efeito neve artificial.

Além disso, observamos também que massas de modelar produzidas a partir de diferentes materiais como espuma, EVA e areia tem ganhado cada vez mais espaço entre os lançamentos.

Os tradicionais jogos de tabuleiro também seguem com destaque no setor de brinquedos e entre os lançamentos, embora muitos deles venham se reinventando. O Banco Imobiliário, por exemplo, acrescentou uma maquininha de cartão à brincadeira. Por outro lado, a Galápagos criou uma versão analógica inspirada no Candy Crush, jogo para celular com milhões de usuários pelo mundo.

Destaques da Acrilex

Ao entrar no estande da Acrilex, as variadas cores dos produtos da linha Art Kids chamavam muito a atenção. A marca optou por expor slimes em diversas cores em grandes embalagens de acrílico, para que os clientes pudessem sentir a textura e comprovar que não grudam e nem deixam resíduos nas mãos.

Além dos slimes em várias cores e tamanhos, a marca também expôs massas de modelar produzidas a partir de diferentes materiais, colas artísticas e kits de pintura.

Massa Chicle: uma massa de modelar com cor, textura e aroma semelhantes ao das gomas de mascar.

Kimeleka candy colors: slime com tons pastel e aroma de docinhos, agora em embalagem de 180g e 25g – ideais para lembrancinhas.

Frozen 2: As princesas Anna e Elsa estampam embalagens de Kimeleka e de um kit de colorir com itens como guache, canetinhas, cola com glitter e giz de cera.

Areia Mágica: massa produzida com areia e resina, que é acompanhada por diversas forminhas de diferentes temas, como: volta ao mundo, brincando na praia, mini cidade, casinhas, carrinhos, transportes, castelinhos e dinossauros.

Colas plásticas:as colas plásticas da Acrilex também ganharam alguns diferenciais, como cores em tons pastel, purpurina e confetes.

Outros destaques de slime

Gelelé brilha no escuro: slime da Doce Brinquedo com tonalidade amarela neon e que brilha no escuro faz parte dos lançamentos da feira.


Expande Neve: novidade da Doce Brinquedo, traz uma pequena quantidade de um pozinho mágico que expande em até 400% ao receber pequenas quantidades de água e fica com a aparência de neve artificial.

Slime Chocolate: produto especial da Mundo Slime com coloração marrom e aroma de chocolate. Também disponível na versão morango.

Playfoam: massa de espuma distribuída no Brasil pela Toyng, formada por diversas bolinhas pequenas, que podem ser moldadas em diferentes formatos.

Foam Alive: massa de areia para modelar da Toyng, que não seca e acompanha moldes como ampulheta e sorvete.

Massa de EVA: a EVAMAX tem uma linha completa de massas de modelar produzidas com EVA, que podem ser lisas ou em flocos, e atraem tanto as crianças como a quem trabalha com artesanato.

Outros destaques

Sugar Blast: jogo da Galápagos que traz a ideia de famosos jogos digitais para o analógico.

Banco Imobiliário: jogo de tabuleiro clássico da Estrela que agora traz inovações modernas, como uma maquininha de cartão de crédito.

Colecionáveis: os famosos super-heróis da Marvel e da DC seguem entre os itens colecionáveis mais produzidos.

Bubu e as Corujinhas: detentora do licenciamento, a Uatt? apresentou diversos produtos da simpática corujinha, como almofadas, copos e porta-canetas.

Tags: